Governo do Ceará entrega 60 leitos em nova unidade de campanha em Sobral





Com transmissão ao vivo em suas redes sociais, o governador Camilo Santana esteve no Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, para entregar uma unidade de campanha com 60 novos leitos de enfermaria exclusivos para atender pacientes com Covid-19. Esta é a segunda unidade de campanha construída anexa ao HRN, que começa a receber os primeiros pacientes ainda nesta sexta-feira (16). Acompanharam também a entrega o prefeito de Sobral, Ivo Gomes, o secretário de Saúde do Estado, Carlos Alberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), o diretor do hospital, Daniel Hardy Melo, e o diretor do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), Flávio Deulefeu.


“Viemos entregar um novo espaço no Hospital Regional Norte, com mais 60 leitos de enfermaria, exclusivos para atender pacientes com Covid-19. Com esses novos leitos o local alcança um total de 219 leitos exclusivos para acometidos pela doença, com 111 leitos de enfermaria e outros 108 leitos de UTI. Com essa nova unidade de campanha, já ultrapassamos no Ceará os 5 mil leitos exclusivos, ultrapassando em mais de 2 mil leitos o que o Ceará tinha durante o pico da primeira onda, em 2020”, enumerou Camilo.

O governador agradeceu também ao empenho da iniciativa privada, que está fazendo doações nesse momento de pandemia, como a Grendene, que providenciou as estruturas físicas dessa unidade de campanha, em Sobral, assim como a sua montagem. O prefeito da cidade reconheceu o apoio incondicional do Governo do Ceará desde a primeira onda, e se disse aliviado com essa entrega dos novos leitos, que desafogará a pressão sobre todos os hospitais que atendem a região Norte do Estado. A nova unidade atenderá pacientes com necessidades de leitos de enfermaria.


“A segunda unidade de campanha do HRN trará um incremento à oferta já existente na região para atendimento a pacientes vítimas da Covid. Esperamos que, com esses novos leitos, tenhamos capacidade para ampliar o atendimento para toda a região Norte”, ressalta o diretor do hospital, Daniel Hardy Melo.

Segundo ele, a estrutura anexa ao hospital facilitará a logística interna de suprimentos, o transporte de pacientes para a realização de exames e o acesso das equipes.

Os equipamentos auxiliares de campanha contemplam leitos de enfermarias para Covid-19 e, como estão instalados anexos aos hospitais, possibilitam que a capacidade das unidades principais seja focada em atendimento para terapia intensiva. Dessa forma, as estruturas complementares podem possibilitar a ampliação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nos hospitais.


“O HRN atende a uma região com 1,5 milhão de habitantes, e é referência para o Norte do Estado. Felizmente nós temos o HRN, que assim como outras unidades de saúde espalhadas pelo interior do Ceará, promove uma descentralização, fazendo com que a regionalização da saúde seja real em todo o Estado. E tem cada vez mais sendo uma política de saúde que se prova eficiente, fato registrado em uma pesquisa publicada na renomada revista Science, que mostra como todas as regiões do Ceará enfrentaram a epidemia de forma exemplar, fazendo com que a interiorização da pandemia tivesse um impacto menor aqui”, explicou o Dr. Cabeto.

O diretor do ISGH ressalta que o propósito é salvar vidas.


“O resultado de todo esse trabalho se concretiza com vidas salvas. Temos que agradecer a todos e fortalecer a importância do distanciamento social. Continuamos em um cenário grave, precisamos manter a atenção. É importante continuar com a vacinação. O governador tem buscado todos os esforços para a imunização para todos. Temos a certeza de que estamos no caminho correto e vamos passar por tudo isso”, disse.

O governador do Ceará finalizou a transmissão agradecendo aos profissionais de saúde do Estado, que têm sido verdadeiros heróis durante mais de um ano de pandemia, e frisou que a necessidade de todos continuarem cumprindo as medidas sanitárias.


“Aqui no Ceará nós temos feito um trabalho de união, e a única forma de atravessar essa pandemia é com a vacina. Mas, enquanto não não pudermos vacinar a todos, é importante lembrar que estamos diante de uma variante mais grave, mais forte, com muitos jovens na UTI, e a única forma de proteger a quem amamos é a prevenção. Vamos usar a máscara, praticar o isolamento social, só sair de casa quando for estritamente preciso, e ao sair, siga o distanciamento social e evite a aglomeração, tivemos um pequena estabilização dos números, mas a situação ainda é muito grave”, finalizou Camilo Santana

Ceará Agora .

Comentários