Volta das sessões presenciais se aproxima no Legislativo Estadual





A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) e a Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) mantiveram o funcionamento dos trabalhos por meio remoto até pelo menos o próximo domingo (9), conforme divulgado nesta segunda-feira (3). A perspectiva, no entanto, é de que as sessões legislativas presenciais já voltem a acontecer esta semana, em paralelo ao processo de reabertura promovido pelo governador Camilo Santana (PT).Foto: Reprodução/internet


A Assembleia deve divulgar em breve uma portaria com informações sobre o processo de retomada das atividades presenciais, com o presidente da casa, deputado Evandro Leitão (PDT), tendo anunciado na última semana que a casa voltará esta semana a realizar as sessões na sede do Parlamento às quintas-feiras, como fazia durante o período de reabertura anterior, nos últimos meses do ano passado e nas primeiras semanas deste ano. Será usado formato híbrido (presencial e virtual).


“Será uma abertura gradual, e continuaremos fechados para público, funcionando com número reduzido de servidores”, disse o presidente, durante a sessão da última quinta-feira (29). “Em breve, a Primeira Secretaria divulgará portaria, detalhando esse funcionamento. Não podemos esquecer que continuamos em uma pandemia e que todos os protocolos de segurança sanitária deverão ser respeitados”, alertou, ainda, na ocasião.


Ao falar com O Estado, em meados de abril, Evandro Leitão defendeu cuidado no processo de retomada. “Tudo deve ser feito com muita cautela, para que não retrocedamos, e de acordo com as recomendações das autoridades sanitárias. Precisamos proteger as vidas de cada um”, ressaltou. Segundo ele, a retomada dos trabalhos presenciais depende diretamente do contexto da pandemia, do avanço dos casos e do índice de vacinação.

O Estado 

Comentários