AstraZeneca sugere remédio pra reação à vacina contra Covid-19




Após tomar a vacina contra a covid-19, podem ocorrer algumas reações temporárias. Entre aqueles que tem recebido a primeira dose da AstraZeneca, são comuns relatos de febre, fadiga, mal-estar e dor no corpo. A AstraZeneca informou à CNN Brasil que esses efeitos indesejados são esperados e podem ser amenizados com remédios comuns, como antitérmicos e analgésicos.


Um dos pesquisadores que atuaram no desenvolvimento da vacina no país, o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Renato Kfouri, explicou que as reações são mais comuns em pessoas mais jovens e logo após a aplicação da primeira dose.


“São eventos transitórios que duram no máximo 48 horas e que se resolvem com analgésicos e antitérmicos comuns, nada de muito especial”, disse Kfouri.


Ele ainda garantiu que a eficácia da vacina não será alterada com a medicação para as reações. A própria Fiocruz, que produz a vacina da AstraZeneca no Brasil, recomenda em seu site o uso de analgésicos e antitérmicos em caso de dor de cabeça, fadiga, enjoo, calafrios ou sensação febril, dor muscular e sintomas no local da injeção (como dor, sensação de calor, vermelhidão, coceira e inchaço).

Lindomar Rodrigues 

Comentários