Ceará é o único estado do Nordeste em queda no número de mortes e casos de Covid-19





Vacinação auxiliou na redução de contágios (Foto: Reprodução)


Nesta semana, o Ceará é o único estado nordestino a apresentar queda na média móvel de casos e óbitos pela Covid-19. É o que indica as informações divulgadas nesta sexta-feira, 11, às 20 horas, pelo Consórcio de Veículos de Imprensa. Os índices são calculados a partir dos dados fornecidos pelas secretarias estaduais de Saúde. Também é indicado que o Ceará é um dos três estados em todo o País a apresentar a redução, junto com Rondônia e Acre.


De acordo com o Consórcio, o Estado apresenta queda de 16% em relação à média de casos ou mortes dos últimos sete dias. O cenário foi mencionado durante balanço dos dados epidemiológicos feito pelo secretário da saúde do Estado, Dr. Cabeto, durante transmissão ao vivo. “Ceará destoa do Nordeste. Isso é bom”, disse em live com o governador Camilo Santana.



A redução pode impactar num futuro alívio para o sistema de saúde, que tem 89,25% das Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) voltadas para atendimento adulto ocupadas por pacientes com Covid-19.


Um dos fatores apontados pelo secretário para a redução significativa nos índices de contágio é o avanço da vacinação. No Estado, conforme a plataforma Vacinômetro, mais de dois milhões de pessoas receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, quantidade equivalente a 22% da população. Já 2.070.427 de pessoas receberam as duas doses da vacina, equivalente a 11,87%.

A situação, no entanto, ainda é preocupante. Segundo informações divulgadas hoje pelo Ministério da Saúde, às 18h20min, o Ceará ainda apresenta um dos maiores índices de contágio da região Nordeste. Com um acúmulo de 837.223 casos e 21.379 óbitos em decorrência da doença, o Estado só fica atrás da Bahia, que registra 1.057.177 casos e 22.321 óbitos.

O POVO 

Comentários