-- ANUNCIE AQUI ! ---------------------------------------------------------------------------

30 junho 2021

Meruoca: Secretário de Educação Prof. Ary Moura esteve nesta quarta-feira (30), na Meruoca FM, na oportunidade mostrou ações da secretaria neste 180 dias de gestão



 Na manhã desta quarta-feira (30), o secretário de educação de Meruoca Prof. Ary Moura esteve na Meruoca FM no "Programa em Sintonia com a Meruoca." Na oportunidade o nobre secretário falou sobre os 180 dias de sua gestão na secretária de educação. 

Estamos felizes por termos total apoio e liberdade do prefeito Herton Alves para dirigirmos a educação do município. Quero agradecer toda minha equipe dos profissionais da educação que fazem à mesma junto conosco no governo do prefeito Herton Alves. A população pode esperar que agora que estamos começando, muita coisa vem por aí nestes 3 anos e seis  da gestão.

Ações da secretaria de educação nestes 180 dias da gestão 

Secretaria da Educação de Meruoca contabiliza as principais ações desenvolvidas nos primeiros 6 meses de gestão.

 No início do ano de 2021, a pasta passou por uma mudança de gestão e quem assumiu a posição de Secretário foi o professor Ary Moura, que ao longo do ano, juntamente com toda a equipe da Secretaria Municipal da Educação (SME) desencadeou uma série de ações estratégicas para  contribuir ainda mais com o avanço da educação Meruoquense e manter o vínculo com os estudantes, professores, gestores, coordenadores pedagógicos, servidores, colegiados escolares e  demais profissionais, mesmo diante de uma pandemia, na qual estamos vivendo. 

O trabalho buscou fortalecer a relação entre a secretaria da Educação e as escolas, e as escolas com as famílias, e envolveu ações de aprendizagem dos estudantes, a formação de professores e, também, o cuidado e zelo com a saúde física e emocional de educandos e educadores. 

Iniciou-se uma nova gestão na secretaria municipal e teve como medida inicial a formação de uma equipe técnica e qualificada, que atendesse de forma efetiva todas as demandas de nossa educação.  Algumas regularizações e processos precisaram ser feitos para a inicialização de um trabalho promissor e com maior desenvolvimento, dentre estas ações iniciais, destacam-se: 

-Criação do CNPJ da Secretaria de Educação;

-Regularização dos Conselhos Escolares;

-Regularização do Conselho Municipal de Educação-CME, Conselho este que estava irregular desde o ano de 2017.

-Regularização do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb- CACS;

Logo em Janeiro a secretaria promoveu a seleção de professores, auxiliares administrativos e secretários escolares para suprir a demanda da rede Municipal de Ensino. Posteriormente a equipe realizou a Semana Pedagógica com todos os membros da comunidade escolar, promovendo integração e compartilhamento de conhecimento. Na ocasião, houve a distribuição de agendas personalizadas para todos os professores. 

Vale destacar ainda que todas as escolas do município com o apoio da SME, elaboram e produzem materiais didáticos complementares, contribuindo assim para um desenvolvimento maior de nossos alunos. Um ponto muito importante feito frequentemente e que merece destaque, é a formação continuada dos gestores escolares, professores e secretários escolares, uma ação extremamente importante e que possibilita uma integração de conhecimento entre diversos profissionais.

Outras implementações importantes executadas pela SME, com o intuito de otimizar o trabalho de nossos profissionais e alavancar a qualidade de ensino nesses primeiros meses, foram:

-Implementação do DIÁRIO ONLINE, para as séries finais do ensino fundamental (6º ao 9º);

-Aquisição de material estruturado do PROJETO AVALIA BRASIL para alunos de 5º e 9º ano.

-Reformulação do Projeto Político Pedagógico em todas as escolas, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular-BNCC e do Documento Curricular Referencial do Ceará- DCRC;

-Distribuição do material estruturado da educação infantil ao 3º ano, adquirido em parceria com a Secretaria de Educação Básica do Ceará-SEDUC.

 Este ano, os alunos do Ensino Infantil e Fundamental, realizaram o protocolo do MAIS PAIC, de forma presencial e virtual, que aconteceu no mês de Junho e que tem por objetivo mapear em que momento da aprendizagem o aluno se encontra. 

Vale ressaltar que a Secretaria de Educação se uniu com algumas Secretarias do município, estreitando laços e contribuindo para um desenvolvimento contínuo e duradouro na educação municipal e, como destaque podemos citar a secretaria de Saúde na mobilização para a vacinação dos profissionais da educação e apoio no Projeto Saúde na Escola (PSE) e, a secretaria de Cultura, na realização de lives especiais para o dia das mães no mês de Maio.

Outro destaque importante é a criação e ampliação do Portal de informação da Educação (@seduc.meruoca) com informações diversificadas relacionadas à Secretaria Municipal de Educação e outras informações correspondentes a todos os segmentos educacionais. Nos perfis das redes sociais da Educação estão disponíveis todos os registros de ações desenvolvidos pela Rede Municipal de ensino e pela SME, sendo atualizada diariamente. 

A Secretaria de Educação tem trabalhado fortemente para diminuir os impactos causados pela pandemia na vida dos estudantes e profissionais da educação Meruoquense. Ações como a distribuição de quase 6 mil kits de alimentação escolar, aquisição e distribuição de kits pedagógicos para os alunos de nossa cidade visam auxiliar as mães e pais destes, nesse período de pandemia. Evidenciamos ainda a adesão de programas importantes e de grande impacto para a educação do município, dentre elas:

-Adesão dos programas: Busca Ativa Escolar, Peteca, PSE, Conviva entre outros;

-Adesão ao projeto CACTUS (Turmas olímpicas) e jovem Empreendedor Primeiros Passos – JEPP;

-Adesão ao programa Tempo de Aprender;

-Adesão ao programa Brasil na Escola (PBE);

-Adesão ao projeto sala de situação da educação básica: Gestão e governança da secretaria de educação básica do ministério da educação – SEB/MEC;

-Adesão ao projeto sala de recursos;

O secretário destaca ainda, a disponibilização neste ano, de ônibus para o ENEM e vestibular da UVA, e afirma que continuará ofertando transporte de qualidade para os universitários que, estão aos poucos, voltando para suas atividades presenciais e que este compromisso se estende para a educação no geral.

 A equipe estará sempre buscando melhorias para contribuir com a educação de Meruoca e trazer inúmeras conquistas e avanços para nossa cidade, salienta-se o compromisso da secretaria com o zelo pela comunidade escolar e valorização do dinheiro público.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial