PF cumpre mandatos contra grupo suspeito de desviar recursos de combate à pandemia no Estado






Na manhã desta quinta-feira (24), a Polícia Federal cumpre 10 mandados de busca e apreensão contra suspeitos de desviarem recursos públicos federais que seriam destinados ao combate à pandemia de Covid-19 no Ceará. Os mandados acontecem nas casas dos investigados, localizadas nas cidades de Fortaleza e Maranguape. De acordo com as investigações, os prejuízos causados aos cofres públicos chegam a R$3 milhões.Foto: Divulgação/ Polícia Federal

Chamada de operação Soroche, a investigação se iniciou em junho de 2020 e visa apurar crimes de corrupção, desvios de recursos públicos federais e fraude em procedimento de dispensa de licitação, no acaso do combate à pandemia no município de Maranguape. O dinheiro das contas dos suspeitos já foram bloqueados pela Justiça Federal.

Auditoria da CGU e investigação da Polícia Federal notaram suspeitas de fraudes na escolha das empresas nomeadas em dispensas de licitação, empresas de fachada, ausência de capacidade operacional ou técnica das empresas, movimentação financeira suspeita; conluio entre as empresas para burlar a licitação e sobrepreço nos equipamentos adquiridos.

Os suspeitos deverão responder pelos crimes de fraude à licitação, peculato, ordenação de despesa não autorizada por Lei e organização criminosa. Caso sejam condenados poderão sofrer com pena de até 33 anos de reclusão.

Cerca de 50 policiais federais e seis servidores da Controladoria Geral da União (CGU) estão presentes na operação. As investigações continuam com análise do material apreendido na operação policial e do fluxo financeiro dos suspeitos

O Estado 

Comentários