Groaíras: 24 de julho, data de nascimento de Pe. Mororó



Nasceu no Riacho dos Guimarães, hoje cidade de Groaíras, no dia 24 de julho de 1778, filho do Alferes Félix José de Souza e Theodora Maria de Jesus.
Foi batizado no dia 15 de setembro de 1778, na Capela de Nossa Senhora das Graças dos Guimarães.
Aprendeu as primeiras letras com o Tenente Manoel Correia Lopes de Sá mostrando-se, desde cedo, um dedicado aluno das Ciências Físicas e Naturais.
Aos 15 anos, em 1793, mudou-se para a Vila de Sobral onde, teve a sorte de ser aluno e amigo do grande latinista Padre Manoel Francisco Rodrigues da Cunha, tendo, inclusive, tornando-se, seis anos depois, seu substituto temporário, como professor na mesma matéria.
No finalzinho do ano 1799, Gonçalo, demonstrando firme vocação ao sacerdócio e, incentivado pelo seu professor e amigo, Padre Manoel Francisco Rodrigues, viaja para a Província de Pernambuco, com o intuito de realizar o seu maior sonho, estudar Teologia, Filosofia e Latim no Seminário de Nossa Senhora da Graça, em Olinda, o qual seria oficialmente inaugurado por Dom José Joaquim de Azeredo Coutinho no dia 06 de janeiro de 1800 como Seminário de Olinda.
...
Involuntariamente se envolveu no movimento surgido em 1823/24, chamado de Confederação do Equador o que, infelizmente, custou-lhe a vida.
Executado que foi pelas forças imperiais, no dia 30 de abril de 1825.
* Domingos Pascoal

Comentários