-- ANUNCIE AQUI ! ---------------------------------------------------------------------------

09 julho 2021

Obras do aeroporto de Sobral são retomadas após atraso e entrega é prevista para início de 2022



Novo aeroporto regional de Sobral terá como foco implementar novo ritmo ao desenvolvimento econômico na região e com aceleração das obras, entrega deve ser feita no início de 2022 (Foto: Divulgação/Governo do Ceará)


Após ter o cronograma de entregas prejudicado devido à estação chuvosa e à pandemia de Covid-19, as obras referentes a estruturas que irão compor o Aeroporto Regional de Sobral são retomadas e a entrega do empreendimento está prevista para os primeiros meses de 2022.

Dado faz parte da avalição feita pelo secretário da Infraestrutura do Ceará, Lúcio Gomes, que visitou as obras na última quinta-feira, 8.

A construção do empreendimento é divida em três frentes: implantação da pista de pouso e decolagem, do acesso ao novo aeródromo e a obra do Terminal de Passageiros, que ocorrem simultaneamente.



De acordo com o secretário, até o fim de agosto, a fase de terraplanagem deverá ser concluída e na sequência, em meados de setembro, seja finalizado o processo de construção das vias de acesso para o novo aeroporto.


Em paralelo ao fim de tais etapas, o cronograma de obras prevê o início da implantação das bases e sub-bases para estruturas operacionais, como o pátio de aeronaves. Com relação ao terminal de passageiros, as obras encontram-se em estado avançado com a fundação e estrutura basilar concluídas, estando atualmente na fase de alvenaria, com a construção das estruturas secundárias do prédio.

Com ritmo "acelerado", conforme o secretário, operam no local 272 profissionais da construção civil e 111 máquinas. "Esse empreendimento, depois de concluído, será importante alavanca para o desenvolvimento econômico e social de toda a Zona Norte. A região conta com grandes indústrias, universidades, hospitais, dentre outros equipamentos que precisam da praticidade desse equipamento”, destaca o Lúcio Gomes.

Diferentemente da ideia básica dos demais aeroportos regionais do Estado, como o de Jericoacoara e o de Aracati, o principal foco do novo equipamento não é fomentar o turismo em Sobral, mas sim viabilizar novas rotas comerciais, tendo como objetivo maior impulsionar um ritmo desenvolvimento mais rápido aos setores econômicos já instalados na região, a interligando diretamente com as demais localidades do Ceará e do Nordeste.

O novo aeroporto está localizado a 13 km da Av. Perimetral do município de Sobral, contendo uma área total de 143 hectares. Uma pista de pouso e decolagem com 1,8km de extensão e 30 metros de largura, com capacidade para receber aeronaves de porte médio e uma via de 2,7km de acesso, interligando o aeroporto a cidade integram as obras do novo centro de transporte aéreo da região.

Um estacionamento, pátio de aeronaves, área de taxiamento, balizamento noturno de voos e um terminal de passeios de 2 mil metros quadrados, equipado com centro comercial, pontos de embarque, desembarque, centro administrativo, área de check-in, banheiros e centro de controle de voos também fazem parte do empreendimento. A empresa responsável pelo empreendimento é a Forteks Engenharia e Serviços Especiais LTDA, que conquistou direito da construção do Terminal de Passageiros do novo empreendimento após vencer licitação estimada em cerca de R$ 61 milhões.

O POVO 
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial