Após trégua chuvas devem voltar ao Ceará a partir desta terça 11



Autor Luciano Cesário 
Crianças aproveitaram as primeiras chuvas do ano para tomar banho de bica no bairro Meireles. Foto tirada em 02/01/2022(foto: FCO FONTENELE)
x

Após alguns dias de trégua, a chuva deve retornar ao Ceará nesta terça-feira, 11, conforme previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). As projeções indicam possibilidades de precipitações em todas as regiões do Estado. As chances são ainda maiores no Litoral do Pecém, Litoral de Fortaleza, Maciço do Baturité e na região Jaguaribana. Os maiores acumulados podem ser registrados entre a madrugada e começo da manhã, principalmente na parte Oeste e Sul do Ceará.

Segundo a meteorologista da Funceme, Meiry Sakamoto, as condições favoráveis para o registro de novos eventos pluviométricos no Ceará são resultado da atuação de um sistema meteorológico chamado Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN). “Esse fenômeno, que acontece sobre a região Nordeste do Brasil, intensifica as áreas de instabilidade neste início de semana, o que favorece a formação das nuvens de chuva no Ceará, aumentando a probabilidade de ocorrência de precipitações”, explicou a especialista.




Na previsão estendida, a Funceme também aponta grande possibilidade de chuva em todo o Ceará para a próxima quarta-feira, 12. O tempo deve ser marcado pela predominância de céu variando de nublado a parcialmente nublado. Um novo boletim com a previsão para o restante da semana deve ser divulgado nas próximas horas.

A última chuva observada no Ceará foi na quarta-feira, 5, interrompendo uma sequência de quatro dias consecutivos com registro de precipitações. Nos primeiros dias de 2022, já houve ocorrência de pluviometria em todos os 184 municípios cearenses, segundo a Funceme.

O POVO 

Comentários