Ceará tem novo aviso para as chuvas intensas e ventos fortes




Autor Marília Serpa
A previsão, que abrange Fortaleza e todo o Ceará, traz riscos de fortes precipitações, acompanhadas de rajadas de ventos intensos e chuvas fortes(foto: Reprodução/Inmet)


Às 10 horas deste domingo, 16, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo aviso de perigo potencial de riscos de chuvas intensas e ventos fortes para Fortaleza e todo o Ceará. A previsão, que abrange todo o Estado, traz riscos de fortes precipitações, acompanhadas de rajadas de ventos intensos, pelo menos até às 11 horas desta segunda-feira, 17.


Os riscos potenciais especificados pelo Instituto também descrevem a presença de ventos intensos, de 40 a 60 quilômetros por hora, presença de chuvas entre 20 e 30 ou até 50 milímetros por hora, além de baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. O aviso foi emitido em "nível amarelo", que representa perigo potencial.


Chuva e vento fortes no Ceará: instruções do Inmet

Em casos de rajadas de ventos, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) recomenda que pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois representa leve risco de queda e descargas elétricas. Ainda, o Instituto recomenda que veículos não sejam estacionados próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

O Inmet também não recomenda o uso de celulares ligados a tomadas. O Instituto sugere que mais informações sejam buscadas por meio da Defesa Civil, pelo número 199, bem como por meio do Corpo de Bombeiros, pelo número 193.
Chuva e vento fortes no Ceará: cores dos alertas do Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) utiliza as cores amarelo, laranja e vermelho para emitir avisos. As legendas de cada uma delas são:
Perigo potencial (amarelo): situação meteorológica potencialmente perigosa. Cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas.
Perigo (laranja): situação meteorológica perigosa. Mantenha-se muito vigilante e informe-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas. Inteire-se sobre os riscos que possam ser inevitáveis. Siga os conselhos das autoridades.
Grande perigo (vermelho): situação meteorológica de grande perigo. Estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional. Grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana. Siga as instruções e conselhos das autoridades em todas as circunstâncias e prepare-se para medidas de emergência.

O POVO 

Comentários