Bolsonaro ignora convite para participar da posse de Fachin no TSE





O presidente recebeu convite de Edson Fachin e de Alexandre de Moraes. No entanto, às vésperas da posse, ainda não confirmou presença
Manoela Alcântara
Mayara Oliveira



Hugo Barreto/Metrópoles


O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), ignorou o convite feito pelos ministros Luiz Edson Fachin e Alexandre de Moraes para participar da cerimônia de posse no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta terça-feira (22/2), às 19h. Em sessão solene realizada pela internet, Fachin assume o comando da Corte Eleitoral no lugar de Luís Roberto Barroso.


Bolsonaro foi convidado para o evento em 7 de fevereiro. Os ministros foram ao Palácio do Planalto presencialmente chamar o presidente para a cerimônia. No entanto, faltando um dia para a troca de comando, nem Bolsonaro nem sua assessoria enviaram resposta ao TSE. O chefe do Executivo não disse se participará ou não da posse.

O evento não está previsto na agenda dele, e não há confirmação oficial no TSE.


Para participar, basta que Bolsonaro esteja on-line no evento, pois a cerimônia só será presencial para os ministros do TSE e para o procurador-geral Eleitoral.
Embate

Poucos dias antes da posse, o presidente entrou em novo embate com a Justiça Eleitoral. Em 16 de fevereiro, Bolsonaro voltou a colocar em xeque a segurança das urnas eletrônicas e atacar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin, que assumirá como presidente do TSE.


Durante uma entrevista à Jovem Pan News, o chefe do Executivo federal disse que Fachin “comprovou” que o sistema eleitoral brasileiro de urnas eletrônicas não é confiável ao afirmar que a Justiça Eleitoral “já pode estar sob ataque de hackers”.

O futuro presidente do TSE, ministro Luiz Edson Fachin, disse em 15 de fevereiro que o Brasil sofre riscos de ataques de diversas formas e origens. O ministro chegou a citar a Rússia como exemplo:


“A preocupação com o ciberespaço se avolumou imensamente nos últimos meses, e eu posso dizer a vocês que a Justiça Eleitoral já pode estar sob ataque de hackers, não apenas de atividades de criminosos, mas também de países, tal como a Rússia, que não têm legislação adequada de controle.”
Posse

A cerimônia de posse de Fachin será realizada em sessão solene a partir das 19h desta terça-feira (22/2). Na mesma ocasião, o ministro Alexandre de Moraes será empossado vice-presidente.

Por razões de segurança sanitária devido à pandemia de Covid-19, a cerimônia terá formato virtual e não haverá convidados nem jornalistas em Plenário.

Metrópoles 

Comentários