Deputado Sérgio Aguiar (PDT), destaca crescimento do PIB cearense em 2021

Deputado Sérgio AguiarDeputado Sérgio AguiarFoto: Edson Júnio Pio
O deputado Sérgio Aguiar (PDT) destacou, no primeiro expediente da sessão plenária desta quinta-feira (17/02), os dados divulgados pelo Índice de Atividade Econômica Regional do Estado (IBCR-CE), do Banco Central, apontando alta de 4,21% na economia do Ceará em 2021.

De acordo com o parlamentar, o Produto Interno Bruto (PIB) cearense cresceu ainda acima do PIB nordestino, que atingiu a marca de 2,97% ao ano. “Trago boas novas sobre a nossa economia, que demonstram como o nosso PIB está sendo maior do que o que é colocado por outras unidades da Federação”, afirmou.

Sérgio Aguiar apontou ainda os números da Pesquisa dos Indicadores Industriais, realizada pelo Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria. “Os números mostram que encerramos 2021 com alta no faturamento da nossa indústria. Mesmo que pequeno (0,6%), é um resultado positivo diante dos problemas atravessados em 2020, quando tivemos a primeira onda da pandemia de Covid-19”, salientou.

Em aparte, o deputado Carlos Felipe (PCdoB) comemorou o resultado, mas lamentou que a distribuição de renda no País ainda seja tão desigualitária. “Crescemos acima do Nordeste e do Brasil, mas a miséria e a fome só aumentam. Mais de 50% dos brasileiros têm insegurança alimentar, ou seja, não têm garantia de que se alimentarão três vezes por dia. Em Fortaleza, a desigualdade social é gravíssima. Somos o estado que tem mais bilionários no Nordeste, enquanto temos índices de desenvolvimento humano baixíssimo nas periferias”, avaliou.

O deputado Fernando Hugo (Progressistas) ressaltou seus mais de 40 anos de medicina e sua convivência com a realidade mais dura das periferias. Estamos com muita gente morando nas ruas, e temo que esse seja um caminho sem volta. Precisamos realmente rever essa questão da concentração de renda no nosso Estado, como podemos gerar emprego para essas pessoas que estão vivendo na miséria”, cobrou.

Comentários