Ex. primeira dama Onélia Santana assumirá a SPS- CE






Onélia Santana, esposa do ex-governador Camilo Santana (PT) e primeira-dama durante toda sua gestão, vai comandar a Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Estado do Ceará (SPS). Ela assume o posto após a saída da então secretária Socorro França, que se desincompatibilizou do Governo do Estado logo ao fim do prazo para poder disputar um cargo nas eleições deste ano.
A atuação de Onélia como primeira-dama caminhou de modo próximo à execução de projetos da própria Secretaria de Proteção Social, tendo ela trabalhado com Socorro França em diferentes iniciativas. Um dos destaques é o Programa Mais Infância Ceará, tocado por Onélia durante a gestão de Camilo, além de outras iniciativas enfocando o amparo à infância.

O convite para assumir a pasta, realizado pela governadora Izolda Cela (PDT), teria sido feito na ocasião em que o ex-governador recebeu a Medalha Iracema, em cerimônia que ocorreu esta semana no Teatro São José, em Fortaleza. Onélia deverá assumir oficialmente o posto a partir da próxima semana – até então, a pasta é comandada interinamente pelo secretário executivo de Planejamento e Gestão da SPS, Sandro Camilo Carvalho. Socorro França, por sua vez, deve acompanhar Camilo em sua campanha ao Senado Federal, como parte da equipe.
“Com muita honra aceitei o convite da governadora Izolda Cela para assumir a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) e mais uma vez contribuir com o nosso estado. Vamos continuar em busca pela redução das desigualdades e com foco nas famílias mais vulneráveis. A luta continua! Obrigada pela confiança!”, escreveu Onélia em suas redes sociais, nesta quinta-feira.
O anúncio foi recebido com mensagens de apoio de parlamentares da base aliada, como no caso do deputado estadual Acrísio Sena (PT). “Nosso abraço de parabéns à companheira Onélia Santana, que com certeza fará um excelente trabalho frente à Secretaria de Proteção Social do Estado, à semelhança da experiência exitosa como primeira-dama do Ceará!”

Izolda
Em ocasiões anteriores, a governadora Izolda Cela declarou que só haveria mudanças no secretariado, após ela assumir o Governo do Estado, caso fosse estritamente necessário, devendo ser mantidos os demais nomes. Perguntada sobre a escolha do novo nome, em seus primeiros dias no comando do Palácio da Abolição, ela assegurou que a questão seria resolvida em breve.

Socorro França, que deixou o governo pouco antes de Izolda assumir o posto de governadora, foi uma exceção à regra: os secretários de Estado foram orientados por Camilo, ainda no ano passado, a deixarem os cargos na virada do ano, caso quisessem se desincompatibilizar do governo para as eleições deste ano. A intenção, com isso, era facilitar o planejamento da gestão pública para o ano de 2022 e melhorar a eficiência nas transições entre gestores, quando necessário.

Comentários