Política de turismo discutida na Meruoca






Reunidos em pousada na Serra da Meruoca, cujo ótimo restaurante chama-se Macario’s (o mesmo de Guaramiranga), profissionais do trade turístico, gerentes, coordenadores, secretários do turismo e prefeitos, e seus respectivos representantes, das cidades de Meruoca, Alcantaras Sobral e Groairas, pararam para discutir entre si estratégias no I Seminário Regional de Integração do Trade Turístico dos mencionados municípios, no sentido de articular o melhor aproveitamento de suas potencialidades tais como destino de visitantes para o lazer, esportes, aventuras e para os negócios, ou turismo corporativo.

Convidaram representes do SEBRAE, BNB, SESC, SENAC e a SETUR, esta última na pessoa do seu Secretário Executivo de Planejamento e Gestão Interna, Luciano Arruda.
Dentre as várias convergências, chegou-se à conclusão que não podem trabalhar desconectados um dos outros, já que há uma grande e voluntária sinergia em toda região, quando se busca atrativos, meios de hospedagem e transportes, restaurantes, bancos, conectividade e demais serviços de apoio a quem viaja pela região, seja o passeio, repete-se, a lazer, aventura, esportivo, corporativo, ou meramente de contemplação da belezas naturais da Serra da Meruoca e/ou sertões da região.

É fato, que como polo indutor e receptor de quase toda atividade que se busque naquelas bandas, Sobral domina o retrato. A cidade cresceu não apenas em número de habitantes, mas efetivamente em qualidade de vida, dispondo hoje de toda e qualquer conveniência dos grandes centros. Shoppings, cinemas, supermercados, lindas praças e parques, um belíssimo centro histórico, bons restaurantes e agora, joia da coroa, dum belíssimo aeroporto regional que já começa a operar em junho com voos regulares da Azul Linhas Aéreas.

Ainda sobre Sobral, um dado curioso. Há lá um tal turismo educacional, ou científico, por assim dizer. Onde gente de todo país, e até de fora, vai todos os meses participar de encontros, seminários, workshops e afins, onde o centro da discussão é, “como criar e manter boas escolas e formar bons alunos”. A cidade ostenta o melhor índice de educação pública do Brasil há 10 anos, tendo até um centro, bancado por um mega empresário nacional, para difusão da tecnologia educacional implantada na cidade.

Pois bem. Quanto aos demais municípios, sobretudo os de Alcantaras e Meruoca, situados sobre a serra no nome desta última, hoje além de cachoeiras, trilhas, plataformas de decolagem de asa delta, e ótimas pousadas, é possível também comer-se em ótimos restaurantes. Pitorescos, de culinária local, e até internacionais, como italianos, alemães e portugueses.

Frito os ovos, a verdade é que surgiu uma nova realidade no interior do Ceará, que as vezes parece que não nos demos conta, trazendo assim ótimos motivos pra se visitar, conhecer e desfrutar de belas cidades, distritos e lugarejos “mato adentro”. Portas em automático, Bom passeio !! (Macário Batista-Especial)

Comentários