Izolda Cela anuncia cancelamento da tarifa de contingência hídrica





A governadora do Ceará, Izolda Cela, anunciou, na tarde desta quinta-feira (5), a descontinuidade da cobrança da tarifa de contingência de água em todo o estado. A taxa foi estabelecida pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) em 2015 como contraponto para o período de forte escassez hídrica. Foto: Divulgação/ Governo do Estado

A decisão foi tomada após uma reunião com os dirigentes do sistema de recursos hídricos, que ocorreu nesta quarta-feira (4), onde foi apresentado um relatório explicando a melhora das reservas hídricas nos reservatórios do estado. A cobrança deixará de ser contabilizada na fatura do mês de junho para toda Fortaleza e Região Metropolitana.

De acordo com declarações da governadora, o potencial hídrico do estado está em 37%, e o potencial do sistema que atende as regiões contempladas pela medida se encontra em 82%. Estima-se que o fim da tarifa irá beneficiar 4 milhões de pessoas. 

A Tarifa de Contingência previa a necessidade de redução de 20% do consumo de água, uma média estipulada a partir do consumo registrado entre os meses de outubro de 2014 e setembro de 2015.
O ESTADO 

Comentários