Pesquisadores cearenses analisam o potencial do limão no combate ao coronavírus





Pesquisadores da Universidade Estadual do Ceará (Uece) descobriram que o limão possui compostos naturais que auxiliam no combate ao Sars-Cov-2, vírus causador da Covid-19. O estudo, desenvolvido pelo universitário Victor Moreira de Oliveira, que está se graduando no curdo de Licenciatura em Química, foi indexado oficialmente à base de dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Foto: Reprodução/ Governo do Espírito Santo

Os estudos foram iniciados em junho de 2020 a partir da observação do hábito dos cearenses de consumir chás de cascas de frutas cítricas quando ficam gripadas. As análises foram divulgadas pela primeira vez em setembro de 2021, quando o artigo “Molecular docking identification for the efficacy of natural limonoids against Covid-19 virus main protease” foi publicado na revista Journal of the Indian Chemical Society.

De acordo com Victor Moreira, os testes ainda estão sendo desenvolvidos e têm como foco em conseguir ligar a ação dos frutos à deterioração da proteína da Covid-19, a chamada M-pro, que é responsável pela replicação do vírus. 

“Na pesquisa são analisados alguns compostos de limonóides contra a Covid-19, contra essa proteína da Covid. Assim, estamos avaliando se esses compostos têm, ou não, potencial de combate ao vírus”, explica.

O estudante também afirmou que a base de dados da pesquisa foi disponibilizada para estudiosos do mundo todo e que a análise das informações coletadas está funcionando como uma triagem para um possível desenvolvimento de medicamentos derivados dos limões
O ESTADO 

Comentários