Associação dos prefeitos do Ceará articula detalhes do censo de 2022 com o IBGE







A entidade que representa os prefeitos cearenses, a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), tem estado em articulação com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre questões relacionadas ao Censo Demográfico 2022 e a atuação dos municípios. O presidente da Aprece, Júnior Castro, esteve em reunião com o superintendente do IBGE no Ceará, Francisco Lopes.

Na ocasião, foram comunicadas preocupações dos prefeitos sobre a contagem populacional dos municípios cearenses, uma vez que os dados do recenseamento deverão ser usados como base para as definições dos indicadores do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) já a partir de janeiro de 2023.

Júnior Castro, ao tratar do tema, colocou a Aprece à disposição do IBGE Ceará para desenvolver quaisquer ações conjuntas que se façam necessárias para otimizar a realização do Censo em todo o Ceará, de modo que os dados possam refletir a realidade dos municípios, evitando defasagens na contagem populacional.

Também na ocasião, o superintendente do IBGE ressaltou a importância do apoio municipal no trabalho realizado pelos recenseadores, frisando que isso tem acontecido por meio das Reuniões de Planejamento e Acompanhamento do Censo (REPACs). “Nelas temos solicitado e recebido, por exemplo, o apoio dos agentes de saúde, que têm dado importante suporte no Censo”, citou Lopes. De acordo com ele, os dados preliminares já apontam que pelo menos 100 dos 184 municípios cearenses seguem no mesmo índice populacional dos anos anteriores.
Os demais estão sendo finalizados, dentro de um cronograma criteriosamente estabelecido, o que não permite, ainda, fazer previsões sobre os resultados finais da contagem.

O Estado 

Comentários