Projetos da SDA fortalecem parcerias nas pautas da agricultura familiar


Textos/Fotos: Comunicação PSJ | Web: Naélio Santos

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) participou de agendas institucionais com o objetivo de ampliar suas articulações para fortalecimento das pautas do desenvolvimento rural sustentável no Ceará.

Na última semana, representantes dos projetos São José e Paulo Freire participaram de encontros para debater e ampliar suas parcerias, em nível local e região. A agenda incluiu debates sobre assessoria técnica para as mulheres, povos indígenas e cultura alimentar no semiárido.

 

Ater mulher

As técnicas do Projeto São José e Paulo Freire, respectivamente, Karina Holanda e Roci Silva, representaram a SDA no diálogo sobre o Programa de Organização Produtiva e Ater Mulheres do Governo Federal, em Recife-PE.

Na ocasião, foram apresentadas as diretrizes para a chamada de instituições para Ater mulheres, que pode ser verificada no site da Anater.

O Programa tem como objetivo promover autonomia econômica das mulheres do campo, das águas e das florestas por meio de qualificação dos processos produtivos, geração de alimentos e produtos sustentáveis e saudáveis, valorização do trabalho e fortalecimento das organizações.

São princípios desta proposta: a igualdade de gênero, raça, etnia e geração, promover o bem viver, fortalecer a diversidade e pluralidade da população rural, soberania e segurança alimentar.

 

Povos indígenas do Ceará

A semana teve também agenda com a Secretaria dos Povos Indígenas do Ceará e Slow Food Brasil, a fim de fortalecer as relações de intersetorialidade na política pública para os povos indígenas no Ceará.

Representantes dos projetos Paulo Freire e São José dialogaram com a secretária Juliana Alves, Cacique Ire do povo Jenipapo-Kanindé. Os dois projetos da SDA apresentaram suas ações e resultados com povos indígenas cearenses e abertura para futuras parcerias entre as duas secretarias.

A secretária Juliana Alves reforçou a importância da intersetorialidade das políticas públicas para os povos indígenas, além de como a SDA pode ser uma importante parceira para as metas e projetos em curto e longo prazo da secretaria recém-criada.

Na oportunidade, o movimento Slow Food Brasil, representado pela Gabriella Pieroni, apresentou o projeto Território e Cultura Alimentar no Ceará, que teve como resultado o inventário participativo da cultura alimentar dos povos Tabajara de Quiterianópolis (Sertão dos Inhamuns) e Tremembé da Barra do Mundaú (Itapipoca). Os dois projetos da SDA atuaram na articulação e logística nos territórios de atuação de seus beneficiários

 

Comentários