Pesquisa aponta que Sobral está acima de Fortaleza na gestão de recursos públicos


Ceará
Pesquisa aponta que Sobral está acima de Fortaleza na gestão de recursos públicos


segunda-feira, 08 de julho 2024



Ranking do Ipece traz Sobral como primeiro lugar na utilização de verba pública, dentro do grupo populacional acima de 100 mil habitantes

Por Redação O Estado


Sobral, no interior do Ceará / Foto: Divulgação

Pesquisa realizada pelo Instituto de pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta Sobral como primeiro lugar no ranking de melhores gestões do Estado de recursos públicos no grupo populacional acima de 100 mil habitantes.



O resultado deixa para trás Fortaleza, na quinta colocação, com Crato, Itapipoca e Caucaia superando a capital cearense, em segundo, terceiro e quarto lugares, respectivamente.

O levantamento – Índice Comparativo de Gestão Municipal (ICGM) – foi feito com os 184 municípios cearenses, levando em consideração quatro divisões dos grupos populacionais: além da de acima 100 mil, acima de 50 mil a 100 mil; acima de 20 mil a 50 mil; e até 20 mil.

A partir de análises comparativas dos índices de monitoramento da gestão pública municipal, o relatório traz a verificação de receitas, ou seja, recolhimentos com impostos por exemplo, e despesas, como gastos com serviços de saúde e educação.

O ICGM se baseia também em como recursos obtidos com as receitas são investidos nas despesas, avaliando eficiência e eficácia do dinheiro público.

Lista dos primeiros cinco colocados de cada grupo:
1.GRUPO POPULACIONAL 1: acima 100 mil
Sobral, Crato, Itapipoca, Caucaia e Fortaleza

2.GRUPO POPULACIONAL 1: acima de 50 mil a 100 mil
Granja, Tauá, Aracati, Russas e Barbalha

3. GRUPO POPULACIONAL 1: acima de 20 mil a 50 mil
Nova Russas, Novo Oriente, Jaguaribe, Assaré e Itatira

4. GRUPO POPULACIONAL 1: até 20 mil
Fortim, Ibicuitinga, Jaguaretama, Caridade e Pires Ferreira

Comentários