IBGE: mais 82 mil vagas serão abertas até junho










Aprovados atuarão no Censo Agropecuário, como agente censitário e recenseador
Ainda em 2016, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deve publicar mais dois editais de processo seletivo simplificado que, juntos, somarão um total de 82.023 oportunidades temporárias.
Serão selecionados profissionais em todos os Estados do país para atuarem no Censo Agropecuário 2016, nos cargos de agente censitário e recenseador.
De acordo com a assessoria de imprensa do IBGE, ainda não foi definido quando os certames serão de fato abertos, entretanto, a data final para o lançamento dos editais é o dia 14 de junho, quando vence o prazo estipulado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).
Outro detalhe informado pelo setor de comunicação é que, no caso da primeira seleção, as provas acontecerão ainda em 2016, enquanto as avaliações do segundo concurso devem ser realizadas no início de 2017.
Distribuição das vagas do IBGE
No primeiro certame haverá chances para os cargos de agente censitário municipal (5.500 vagas), agente censitário supervisor (12.540) e agente censitário de informativa (174). O posto de agente (em todas as áreas) requer ensino médio completo.
Já o segundo edital oficializará a abertura de 62.400 colocações para a função de recenseador, que admite candidatos com nível fundamental.
Os salários oferecidos aos futuros contratados ainda serão definidos pelo IBGE.
Último concurso para o Censo
No ano de 2013, o IBGE lançou edital de concurso com 7.825 oportunidades temporárias.
A seleção ficou sob a organização da Fundação Cesgranrio e contemplou ofertas para 546 municípios distribuídos entre os 26 Estados, mais o Distrito Federal.
Do total de oportunidades, 7.600 vagas foram para a colocação de agente de pesquisas e mapeamento, que exigiu nível médio.
As demais chances se destinaram aos postos de agente de pesquisas por telefone (180), analista censitário de geoprocessamento (27) e supervisor de pesquisas (18) - a primeira função necessitou de ensino médio, já as duas últimas tiveram como requisito o diploma de graduação.
Todos os concorrentes passaram por testes objetivos com questões de múltipla escolha no início de 2014.

DN
Neste concurso, foi registrado um total de 174.764 inscrições.