Primeiros cartões do Pé-de-Meia são entregues a alunos do Ensino Médio

 


Primeiros cartões do Pé-de-Meia são entregues a alunos do Ensino Médio

terça-feira, 26 de março 2024

O presidente Lula (PT) entregou os primeiros cartões do Programa Pé-de-Meia para um grupo de estudantes em cerimônia no Palácio do Planalto, nessa segunda-feira (25). O programa federal pagará bolsas e uma poupança para manter alunos em situação de vulnerabilidade no Ensino Médio.
As primeiras parcelas começam a ser depositadas hoje (26), de acordo com o aniversário dos estudantes. “[Esse programa] é para a gente tentar salvar uma parte ou toda juventude brasileira. Não desistir da escola por causa de ajuda a familiares. É sagrado ao país, tenho certeza que é sagrado para o pai e mãe de vocês, a gente garantir que vocês sigam na escola”, disse Lula.
“É bom investimento, mas temos muita coisa para fazer. Como ficamos sete [anos] sem investimento em educação, a gente vai ter que fazer muito”, afirmou o presidente. O evento foi menor do que outros realizados no Planalto. Depois dos discursos de Lula, do ministro da Educação, Camilo Santana (PT/CE), e do presidente da Caixa, Carlos Vieira, estudantes representantes de cada região também falaram.
O primeiro pagamento será de R$ 200,00 relativo ao incentivo-matrícula até o começo de abril, conforme o mês de nascimento dos beneficiados. O valor será depositado em contas digitais abertas automaticamente pela Caixa, em nomes dos próprios estudantes.
De acordo com o MEC, o recurso será pago apenas uma vez ao ano, ainda que o estudante realize transferência entre escolas ou redes de ensino no mesmo ano letivo. Além disso, o aluno que cursar novamente a série que tiver abandonado ou aquela na qual tiver sido reprovado terá direito ao incentivo da respectiva série apenas mais uma vez durante o período de permanência no Ensino Médio.

Comentários