Ibope poderá divulgar hoje nova pesquisa eleitoral


O Ibope deverá divulgar nesta quinta-feira (20) uma nova pesquisa sobre a intenção de voto dos eleitores para o pleito de outubro. O Jornal do Brasil aguarda os números, mas mantém a expectativa de que não haverá mudanças na corrida ao Palácio do Planalto, com os candidatos ocupando praticamente as mesmas posições de levantamentos anteriores. Para o JB, se houver mudanças, deverão ocorrer mais à frente com as novas pesquisas de popularidade. A divulgação, no entanto, está causando uma onda de especulação pelo fato de ter sido adiada de ontem para hoje.
O acompanhamento do processo eleitoral pelo JB mostra que não houve grandes mudanças na intenção de voto dos eleitores e a especulação que está ocorrendo desde ontem reflete mais uma articulação intensa da oposição do que uma mudança em relação à popularidade dos candidatos. Os rumores, no entanto, já refletem sobre ações de algumas estatais, como Eletrobras e Petrobras que tiveram uma alta no preço de suas ações.
O Ibope registrou a pesquisa no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-00031/2014 na última sexta-feira (14) e sua divulgação estava prevista para esta quarta-feira. No entanto, o levantamento, encomendado pela TV Globo e pelo Estadão, não foi mostrado pelos dois dois veículos, o que gerou todo tipo de especulação. No decorrer do dia, surgiu a informação de que a pesquisa não tinha sido encomendada por nenhum veículo de comunicação e teria sido uma iniciativa do próprio IBOPE ao custo de R$ 180 mil.
A novidade que a pesquisa do IBOPE poderá mostrar será a intenção de votos dos eleitores em Marina Silva independente de sua coligação com o candidato do PSB Eduardo Campos. Embora possa mostrar essa simulação, até o momento, a hipótese mais provável é que Marina seja mesmo vice de Campos com a chapa sendo anunciada no início de abril. O levantamento vai mostrar ainda a intenção de voto do eleitor tendo Dilma ou não em algumas simulações.
O levantamento poderá mostrar ainda novos candidatos de pequenos partidos que estão se lançando à corrida presidencial, sendo que o de maior expressão é o senador Randolphe Rodrigues, do Psol, que espera criar um novo fenômeno com sua candidatura angariando os votos de protesto e dos descontentes com todos os demais candidatos com maiores chances na disputa.

Fonte ; JB

Comentários