PT indica José Guimarães ao Senado, mas pode rever posição



FOTO: MAURI MELO E TATIANA FORTES
Encontro Estadual de Tática Eleitoral reuniu as várias tendências do PT Ceará. Venceu tese de candidatura ao Senado


O Encontro de Tática do PT Ceará confirmou, ontem, que a maioria petista defende a indicação do nome do deputado federal José Nobre Guimarães ao Senado em 2014. Apesar da opção, foi aprovada emenda que cria “janela” para alterações na tese-guia. A decisão surge em cenário cada vez mais indefinido para a aliança com PMDB e Pros. Grupos antes antagonistas, como o da ex-prefeita Luizianne Lins e do próprio Guimarães se aproximam em nome do fortalecimento do PT.

Cinco teses foram apresentas por diferentes correntes do PT. Apesar de quatro delas indicarem preferência por candidatura própria ao Governo do Estado, venceu a indicação ao Senado, com ampla maioria. O discurso de defesa do cargo legislativo, feito pelo deputado José Guimarães, foi o que mais inflamou os ânimos do público, com aplausos e gritos de “senador, senador”.

As últimas movimentações do jogo político, que incluem a possível renúncia do governador Cid Gomes (Pros) para indicar o irmão Ciro Gomes ao Senado, e a confirmação de Eunício Oliveira (PMDB) a Cid de que disputará o Governo, agitaram as articulações internas no PT.

Mudanças “O que quero para o partido é que ele saia unido, tendo Governo ou Senado, o processo de negociação definirá”, disse o presidente do PT Fortaleza, Elmano de Freitas, que antes era incisivo na candidatura ao Governo. Ao apresentar sua tese, Elmano frisou: “Temos um nome para governador, que é a Luizianne, e para o senador, que é o Guimarães”. Apesar de ser um dos nomes destacados, a ex-prefeita não compareceu ao evento.

Após a vitória da sua tese, Guimarães destacou que indicará a pré-candidatura “sem imposições aos aliados”. Sobre o impacto na relação com os Ferreira Gomes, ele pontuou: “vamos aguardar”. Já o presidente estadual, De Assis Diniz, frisou que não falaria de cenário que ainda não existe.
Segundo o texto final, a tese do partido pode mudar “de acordo com a conjuntura estadual”, mas deve ser submetida antes ao diretório estadual do PT no Ceará. (colaborou Carlos Mazza)

BastidoresDurante encontro, circulavam informações de que a aproximação entre os grupos de Guimarães e de Luizianne aconteceu após a indicação de Cid de que levaria o irmão ao Senado, o que pareceu aos petistas uma tentativa de isolar o PT.

Antes de começar a abertura oficial, integrantes do grupo de Luizianne Lins, como o deputado Antônio Carlos, o senador José Pimentel, Elmano de Freitas e Waldemir Catanho se reuniram com Guimarães em sala reservada.

Uma das salas restritas no evento, inclusive, possuía nome de José Guimarães afixado na porta. Nenhum outro petista presente teve direito ao “luxo”.

No auditório em que foi conduzido o evento, faixas espalhadas defendiam candidaturas de Moisés Braz, presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Ceará, para deputado estadual, e de Camilo Santana para federal.

Fonte: O POVO Online

Comentários