Moisés Braz 13333 lança candidatura que pode eleger o 1° representante dos trabalhadores rurais à Assembléia



O candidato a deputado estadual Moisés Braz (13333) realizou no último sábado, 19 de julho, no bairro de Messejana, em Fortaleza, a plenária de lançamento da sua campanha rumo à Assembleia Legislativa. O evento foi prestigiado pelo candidato do PT ao Governo do Estado, Camilo Santana, pela vice Izolda Cela (Pros) e pelo senador Mauro Filho (Pros), e também pelo deputado federal José Guimarães (PT), além de Odorico Monteiro, que também concorre à Câmara Federal, do senador José Pimentel (PT) e da presidenta da CUT Ceará, Joana Almeida.

Cerca de 1.000 pessoas, entre lideranças políticas e sindicais de todo o estado, vereadores, secretários municipais e prefeitos estiveram presentes ao lançamento da candidatura do ex-presidente da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura no Estado do Ceará (Fetraece), que pode marcar a chegada do primeiro trabalhador rural ao Parlamento Cearense.

Para o atual presidente da entidade, Luiz Carlos Ribeiro de Lima, a vitória da classe trabalhadora passa por um projeto político que a represente. “Temos sonhos por políticas públicas que venham a resolver nossos problemas. Vamos trabalhar coletivamente para eleger pela primeira vez um trabalhador dirigente sindical que represente os trabalhadores, e esse nome é Moisés Braz para deputado estadual”, afirmou.

Em seu discurso, Camilo Santana contou ter aprendido muito com o trabalho junto a Moisés Braz e à Fetraece. “O Moisés é uma pessoa que tem sentimento, tem coração. É simples e humilde”, destacou, ao enfatizar que deve a sua eleição a deputado estadual em 2010 ao movimento sindical rural. “Vou precisar muito do Moisés na Assembleia para defender os interesses da agricultura familiar do Ceará. Se deus quiser ele vai ser o deputado estadual mais votado do PT no estado do Ceará. Essa é grande oportunidade de pela primeira vez MSTTR tem legitimo representante na ALEC”, conclamou. Camilo pediu ainda que todos os presentes sejam multiplicadores e façam uma campanha bonita, alegre, “porque Moisés tem história e compromisso”. “Se eu contribuí com a construção de uma política pública efetiva para homens e mulheres do campo, podem ficar certos de que faremos, como governador, muito mais pelos agricultores familiares do Ceará”, concluiu.

Para o deputado federal e candidato à reeleição, José Guimarães, “pela primeira fez o sindicalismo rural e urbano vai ter um filho na Assembleia Legislativa. Conheci Moisés há muito tempo. Ele soergueu a Fetraece, foi o presidente que mais deu legitimidade e mais organizou os trabalhadores. Em todas as lutas, estava o Moisés no comando, como no Grito da Terra, na Marcha das Margaridas e no 8 de Março”, lembrou. Na opinião do vice-presidente nacional do PT, “vamos ter um dos melhores quadros do nosso partido como deputado estadual. Moisés tem todas as condições de ser o estadual do PT mais votado nessas eleições. Arregacem as mangas para ganharmos com Moisés, Dilma e Camilo, pois assim ganhará e agricultura familiar do Ceará”, finalizou.

De acordo com Joaquim Cartaxo, integrante da Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores, a eleição de Moisés significa levar agenda dos trabalhadores rurais para a Assembleia, mas não apenas sob perspectiva corporativa. “É mais do que isso. Ele representa o que tem de mais avançado na classe trabalhadora rural do país. Tem compreensão do que significa desenvolvimento, produção, comercialização e financiamento. Vamos ter um deputado para trabalhar questões especificas, mas na compreensão que desenvolvimento envolve trabalhadores rurais de forma que melhore as condições de vida e trabalho do nosso povo, com saúde, educação e defesa do meio ambiente”, pontuou.

Segundo Cartaxo, é preciso uma Assembleia com capacidade política de dar apoio às mudanças que Camilo Santana vai fazer como governador, e ao mesmo tempo reeleger Dilma Rousseff para aprofundar as transformações do projeto democrático e popular do PT.

Confira mais depoimentos:

“A grande maioria aqui é testemunha do desafio que as lideranças sindicais assumiram quando nos fomos eleitos diretores da Fetraece em 2001. Eu já conhecia o Moisés desde quando assumi o STTR de Independência, e pude testemunhar o quanto desafiador e fortificante foi ser diretor da Fetraece ao lado dele. Moisés é determinado, comprometido, e hoje a Fetraece, junto com a Contag, são protagonistas de grandes conquistas. O desafio do movimento sindical do campo e da cidade é entender que a Assembleia já pode ter um legítimo representante do campo, e ele se chama Moisés Braz Ricardo. Ele vai ser voz autêntica da classe, representante para mediar nossas pautas e reivindicações. Eleger Moisés é fazer continuar o grande projeto que vem dando certo há doze anos”, José Wilson Gonçalves, secretário de Políticas Sociais da Contag.

“Moisés já fez muito pelos rurais, mas na Assembleia vai brigar por uma nova legislação para o homem do campo no nosso Estado”, Aristides, prefeito de Meruoca

“Se Moisés se tornou expoente na luta é porque muitos trabalhadores ajudaram a instrumentalizar os sindicatos como movimento de reivindicação. Hoje, o movimento sindical rural cearense pode ser orgulhar e dizer que tem representantes seu na Contag, na SDA, no Incra, nas câmaras, na Executiva do PT e agora vai coupar o parlamento estadual com um dos seus, elegendo Moisés Braz. Vamos eleger Moises para avançar e transformar o Estado com a luta dos trabalhadores”, De Assis Diniz, presidente do PT Ceará

“Vamos estar juntos porque achamos que chegou a hora de gente que sabe fazer a diferença, sabe transformar e tem compromisso com a luta. Prego batido ponta virada, vamos de Moisés Braz para deputado estadual”, Joana Almeida presidenta da CUT Ceará

“O que está em jogo é o projeto iniciado em 2003 por Lula, que já retirou 32 milhões de pessoas da extrema pobreza. Deu ao trabalhador melhores condições de vida, valorizou o salário mínimo. Esse projeto permitiu ao homem da Agricultura Familiar conseguir crédito para ampliar a produção. Antes, agricultor para passar em banco tinha era Zé, mas hoje o trabalhador tem tido acesso ao crédito. E eu quero, como senador único que apoia a Dilma no Ceará, dizer a luta de Moisés o credencia a uma vaga na Assembleia, porque ele mostrou à população do que é capaz”, Mauro Filho, candidato a senador 

Assessoria do Candidato.

Comentários