Prefeitos discutem falta de medicamentos e repasse da Saúde










aprece2A Aprece promoveu nesta segunda-feira uma reunião com prefeitos e secretários municipais de saúde com o objetivo de discutir as soluções para a falta de medicamentos para a Atenção Básica e atraso no repasse dos incentivos do Ministério da Saúde. O encontro foi realizado em parceria com o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (COSEMS) e a Secretaria da Saúde (SESA) reunindo mais de 130 pessoas.
O secretário Executivo da SESA, Acilon Gonçalves, observou a falta de medicamentos, na maioria das vezes, é consequência da escassez da matéria prima para produção dos mesmos ou mesmo o atraso dos fornecedores. “Nosso interesse é de dotar todas as prefeituras de medicamentos essenciais e fazer um acerto para que o município não seja prejudicado”, ressaltou o secretário.
A coordenadoria de Assistência Farmacêutica da SESA, Dilne Mendes Mesquita, apresentou uma planilha com o relatório de distribuição de quantidade programada versus atendida da Assistência Farmacêutica em 2014. De acordo com o documento, 167 itens são distribuídos aos municípios, onde destes, cerca de 50% estão em estoque.
Os prefeitos se pronunciaram sobre as criticas que vem recebendo da população devido a falta de medicamentos nos postos de saúde, por conta do atraso da Sesa em enviar os produtos. Os Os representantes do governo ressaltaram os esforços que estão sendo feitos para regularizar esse abastecimento.

Ceará Agora

Comentários