Eleições 2014: Candidatos em carrreatas na Capital


Image-0-Artigo-1728470-1
Camilo Santana (PT) fez carreata partindo do bairro José Walter, seguiu pelo Antônio Bezerra, Moura Brasil e concluiu no Meireles. A agenda estava prevista para 9h, mas ele só chegou às 11h30
FOTO: JOSÉ LEOMAR
Image-1-Artigo-1728470-1
Eunício Oliveira (PMDB) iniciou o percurso da carreata, ontem, no bairro Vila União e encerrou somente na avenida Beira Mar. Em entrevista, ele fez duras críticas à atitude do governador Cid Gomes
FOTO: Érika Fonseca 
 
Os dois candidatos ao Governo do Estado encerraram, ontem, a campanha eleitoral com a realização de grandes carreatas por diferentes bairros de Fortaleza. Enquanto Camilo Santana (PT) partiu do José Walter, seguindo pelo Antônio Bezerra, Moura Brasil e concluindo no Meireles, Eunício Oliveira (PMDB) iniciou no Vila União e encerrou somente na avenida Beira Mar.
Prevista para iniciar às 9h da manhã, Camilo Santana chegou ao ponto de concentração somente por volta das 11h30. Acompanhado do governador Cid Gomes e do prefeito Roberto Cláudio, o petista veio em um helicóptero que pousou num campo de futebol próximo ao local da carreata.
Antes de iniciar o trajeto, Camilo Santana afirmou esperar que a população cearense, ao ir hoje às urnas eletrônicas, escolha a candidatura que garanta a continuidade do atual projeto de desenvolvimento posto em prática no Ceará pela administração do governador Cid Gomes.
"Espero que Deus possa iluminar o povo do Ceará para que a gente possa continuar fazendo com que o Ceará siga avançando cada vez mais e garanta melhores dias para o povo cearense", destacou o candidato.
Avaliação
Camilo Santana também fez uma avaliação da campanha e afirmou a sua participação durante todo o processo eleitoral foi voltado para a apresentar propostas em diferentes áreas de responsabilidade da administração estadual.
"Foi com muita energia que a população cearense recebeu a mim e a Izolda. Durante toda essa campanha foram mais de 160 municípios visitados. Procurei fazer uma campanha limpa, propositiva para os próximos quatro anos na área da saúde, da educação, da geração de empregos", pontuou.
O petista explicou que a escolha de realizar uma carreata na Capital teve o objetivo de manter uma tradição existente em todo o processo eleitoral e alegou que evitou fazer o evento à tarde para não comprometer o trânsito antes da partida realizada, ontem, no Castelão, entre Fortaleza e Macaé.
"É tradição. Nós fizemos também no primeiro turno. A única diferença é que escolhemos fazer pela manhã até em respeito ao jogo que terá à tarde" esclareceu o petista.
Camilo Santana também revelou ter tido durante esta campanha eleitoral a preocupação de atrair a juventude para a sua candidatura ao focar em projeto voltados para esta faixa etária
"Temos uma preocupação muito grande com a juventude, já que mais da metade da população do Ceará tem menos de 30 anos de idade. É preciso pensar na juventude e eu tenho um compromisso com a professora Izolda de transformar as escolas de ensino médio em escolas de tempo integral profissionalizante. Também propus um programa primeiro negócio. Vamos dar oportunidade para que os jovens de até 29 anos criem seu próprio negócio", detalhou.
Depois da carreata em Fortaleza, Camilo Santana decidiu seguir logo para o município onde vota hoje, em Barbalha. Ontem, ele repetiu a mesma estratégia adotada na véspera do primeiro turno ao participar de uma carreata que percorreu seu domicílio eleitoral, além de Juazeiro do Norte e Crato.
Nojo
Em seu último evento de campanha, em Fortaleza, ontem, o candidato Eunício Oliveira, disse estar com "nojo" das atitudes do governador Cid Gomes durante a campanha eleitoral. Conforme sua avaliação, o Ceará voltou aos anos 1940, época em que a política do Ceará era comandada por coronéis.
Apesar do sentimento de decepção com o ex-companheiro político, o postulante disse que está feliz com o resultado das caminhadas, carreatas e movimentos que realizou ao longo de mais de três meses de campanha. Na manhã de ontem, o peemedebista realizou carreata por diversos bairros da cidade, saindo da Lagoa do Opaia, no Vila União e seguindo até o Caça e Pesca, no Serviluz.
No período da tarde, o candidato realizou outras duas carreatas. Uma em Caucaia, e outra à noite, no Maracanaú, ambos na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). "Nós realizamos uma campanha positiva, e ao longo desses meses, presenciamos o sonho do cearense por mudança. As pessoas estão abertas para novas propostas", disse o candidato antes do evento.
Desespero
Ele, no entanto, teceu críticas a forma como o processo eleitoral se deu no Estado, principalmente, com a utilização da máquina pública Estadual, Municipal e Federal. Conforme apontou, até mesmo o Ministério da Integração Nacional teria sido utilizado contra sua campanha.
"Nunca vi tanto desespero de um Governo como agora. Nem os coronéis pressionavam tanto as pessoas como foi visto nessa campanha. Diretores de escola estão sendo pressionados, funcionários públicos também. Estão usando a máquina perversa do Estado, da Prefeitura de Fortaleza e Federal também", disse.
O fato de o governador Cid Gomes ter se licenciado no primeiro e segundo turnos para trabalhar na campanha de Camilo Santana (PT) também foi criticado pelo peemedebista. "O governador abandonou o povo duas vezes para trabalhar em campanha. Ele não lidera a Polícia Militar e por isso o Ceará terá tropas do Exército para garantir as eleições", ressaltou.
Apesar das críticas, o candidato disse que está com sentimento de dever cumprido, ressaltando que visitou diversos municípios do Estado, onde a população o aclamou e demonstrou desejo por alternância no modo de governar. O candidato visitou, recentemente, o Município de Camocim, e disse que lá, cerca de 15 mil pessoas chegaram a demonstrar o desejo por mudança. "Eu estou feliz, não estou amargo. Meu plano de governo foi feito com essa sociedade, e queremos utilizar cada centavo de forma correta, junto com eles", salientou.
Eunício Oliveira também criticou o comportamento do secretário de Saúde do Estado, Ciro Gomes, que segundo disse também o agrediu durante todo o processo eleitoral. "Esse secretário de Saúde nunca deu um dia de trabalho, só sabe xingar as pessoas", declarou.

DN

Comentários