Em estreias, Ceará recebe o Itapipoca; e o Fortaleza visita o Quixadá em 14 de janeiro



Atual tetracampeão, o Ceará vai estrear no Campeonato Cearense de 2015 contra o Itapipoca, em Fortaleza, no dia 14 de janeiro. A data, uma quarta-feira, terá outros três jogos. Vice-campeão, o Fortaleza visita o Quixadá. Os arquirrivais estão em chaves separadas: Fortaleza e Quixadá pertencem ao Grupo A1, assim como Icasa, Horizonte e São Benedito. Já Ceará e Itapipoca caíram no A2 ao lado de Guarany de Sobral, Guarani de Juazeiro e Maranguape. A tabela-base do estadual foi divulgada, ontem, pela Federação Cearense de Futebol (FCF). As rodadas da primeira fase terão quatro jogos e dois times folgando. Na estreia, serão os dois de Juazeiro do Norte: Icasa e Guarani.
Devido ao inusitado sistema de disputa aprovado no Conselho Técnico da FCF, não haverá Clássico-Rei na primeira fase e há a possibilidade de os dois grandes clubes do Estado não se enfrentarem na competição. Isso acontecerá se Ceará ou Fortaleza – que jogarão a Copa do Nordeste simultaneamente ao estadual – não terminarem a fase inicial entre os três primeiros de seus grupos.
Conflito com Nordestão
Aprovada na última sexta-feira, a fórmula de disputa prevê quatro fases para que seja conhecido o campeão cearense de 2015, além de uma quinta fase para decidir os dois clubes rebaixados. A competição será disputada entre 14 de janeiro e 3 de maio, tendo as semifinais e finais previstas para o período entre 5 de abril e 3 de maio. Isso pode ser um problema para Ceará e Fortaleza, pois a Copa do Nordeste acontecerá entre 4 de fevereiro e 29 de abril. Caso um dos arquirrivais (ou os dois) chegue às fases finais em ambas as competições, as datas do estadual, já bastante apertadas, poderão ser um entrave a mais.
Regulamento
Para ser campeão, um time que dispute o Cearense deverá passar por quatro fases. Na primeira, as 10 equipes estarão divididas em dois grupos de cinco e jogarão dentro das chaves no sistema de ida e volta (oito jogos para cada). Os três melhores de cada lado avançam para a segunda fase, onde enfrentarão as equipes do outro grupo, também em dois turnos (seis jogos) – aqui podemos ter os primeiros Clássicos-Reis. A contagem de pontos será reiniciada após a primeira fase.
Na sequência, as duas melhores equipes de cada grupo seguem para as semifinais, realizadas em cruzamentos olímpicos que considerarão as campanhas gerais (primeira e segunda fase somadas): 1º contra 4º e 2º contra 3º. Os times de melhores campanhas terão mando de campo na volta e o empate em pontos e saldo de gols após 180 minutos beneficiará o time de melhor campanha nas fases anteriores. O mesmo acontece na grande decisão, onde serão considerados os pontos somados até a semifinal.
Os finalistas ficarão com as vagas na Copa do Brasil e na Copa do Nordeste de 2016. E o clube melhor classificado que não tenha divisão no Campeonato Brasileiro ficará com a vaga na Série D. Já os dois rebaixados serão definidos em um quadrangular envolvendo as duas piores campanhas dos grupos A1 e A2 da primeira fase. Todos jogarão entre si em ida e volta e os dois piores cairão.

O estado

Comentários