Fortes chuvas animam os Sertões dos Inhamuns



Image-1-Artigo-1743593-1
As chuvas não chegaram a causar transtornos em cidades como Tamboril, mas animaram os moradores das regiões agraciadas com essa bênção dos céus em período de estiagem prolongada
Foto: Felipe Mota
Crateús Chuvas fortes animam a população em toda a região. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou, ontem (18), chuvas em quase todas as cidades da região Sertão de Crateús e Inhamuns.
Segundo a Instituição (dados consolidados até as 10 horas da manhã de ontem), Tamboril marcou a maior chuva, com 80 mm. Além de Tamboril, foram registrados volumes pluviométricos expressivos nos municípios de Barro, com 74,2 mm; Assaré, com 64 mm; Monsenhor Tabosa, com 57 mm; Tauá com 60 mm; Crateús, com 56 mm; Antonina do Norte, com 55 mm; e Independência, com 30 mm. A população informa que na região houve chuvas também nos municípios de Nova Russas e Quiterianópolis.
A forte chuva em Tamboril causou alagamentos por toda a cidade. Em Crateús, a terça-feira foi marcada por céu nublado e chuva forte. Hoje (19), segundo a previsão meteorológica da Funceme, o céu permanece nublado, com chuvas fracas. A Instituição informou que para amanhã (20), a previsão é de céu nublado, sem precipitações.
Instabilidade
Já no Ceará, a previsão é de que hoje o céu permaneça nublado e sob a influência de áreas de instabilidade. Dessa forma, podem ocorrer chuvas isoladas no Centro e Sul do Estado. Para amanhã, a Funceme informa que segue a mesma tendência de hoje.
O Órgão informa, ainda, que, nos próximos dias, não estão previstas chuvas no Estado. Podem ocorrer precipitações isoladas. "O Ceará deverá permanecer sob a influência de áreas de instabilidade. Dessa forma, podem ocorrer chuvas isoladas no Centro e Sul do Ceará. Há nuvens sobre o Ceará. Essa nebulosidade está associada à formação de áreas de instabilidade ocasionadas pela presença do sistema atmosférico Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) - banda persistente de nebulosidade orientada no sentido noroeste-sudeste no Nordeste brasileiro, padrão atmosférico observado nos últimos dias" destacou o meteorologista da Funceme, David Ferran.
Ele afirmou, ainda, que esse fenômeno poderá causar precipitações até amanhã e se concentrará mais nas regiões Centro e Sul do Estado. "As chuvas que estão caindo nas regiões do Centro e do Sul do Estado foram ocasionadas pela Zona de Convergência do Atlântico Sul, que provoca normalmente as chuvas no Sudeste. Houve um deslocamento dessa zona para o Ceará e há perspectiva de que as chuvas se prolonguem nessas regiões por mais dois dias, podendo atingir também o litoral", assegura David Ferran.
Em tempos de seca, o céu nublado e chuvas fortes trouxeram esperança para todos os crateuenses, que estão enfrentando racionamento de água e êxodo rural. A falta de água e a baixa reserva hídrica ocasionam uma redução na produção no campo, com impacto direto na economia da Região.

DN

Comentários