Livre da seca, itaitinga amplia rede de abastecimento d´água




Em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza, o problema não é exatamente a falta d’água. Enquanto 178 dos 184 municípios cearenses decretaram estado de emergência por conta da estiagem, a cidade, que conta com água de pelo menos três grandes açudes (Riachão, parte do Pacoti e do Gavião) e dois canais (Integração e Trabalhador), luta para fazer com que o abastecimento chegue a toda a sua população.

Para isso, uma parceria entre a Prefeitura de Itaitinga e a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) vem permitindo a ampliação da rede de abastecimento em diversas comunidades do município. Caso do bairro Carapió, onde já foram realizadas obras nas ruas Geraldo Magela Novais e Francisco Alencar, com a instalação de 165 metros de ampliação de tubulação de água.

Nem o sol do meio dia arrefeceu os ânimos do casal Maria Ponciano, 64 anos, e Natanael Araújo, 73. Juntos, os dois ajudavam nos trabalhos de ampliação da rede, que fez a idosa pôr a “mão na massa” dentro da vala aberta no meio da rua. “Moramos há 14 anos aqui, e nunca tivemos água encanada. Foram muitas promessas não cumpridas, e hoje finalmente estamos ajudando a realizar nosso sonho”, conta Natanael. A água utilizada pelas cerca de 18 residências da área era oriunda de poços, e chegavam a faltar quando a bomba apresentava defeitos. “A gente ficava sem água”, lembra.

Em visita às obras no Carapió, o prefeito de Itaitinga, Abel Cercelino Rangel Júnior, explica que o objetivo da parceria com a Cagece é beneficiar cerca de 3 mil itaitinguenses que ainda não contam com água encanada. As obras são feitas com recursos próprios do município e material da Companhia, que também disponibiliza um técnico para supervisionar as obras. “São obras de baixo custo, porém de um impacto social enorme”, avalia.

De acordo Marcos Daniel, técnico da Cagece que acompanha as obras, a ampliação da rede de abastecimento deve beneficiar nos próximos dias moradores do Parque Santo Antônio e Riachão. “Temos serviços previstos para serem executados paulatinamente nos bairros Caracanga, Lagoa de Dentro, Vila dos Pedros, Laje dos Gatos, entre outros”, acrescenta.

Marcos Daniel explica que para ampliar a rede, a Prefeitura solicita à Cagece a medição da pressão da água da área, a fim de verificar se há condições técnicas. A Cagece faz o estudo de viabilidade. “Somente se a pressão foi acima de 1,0 kgf/cm3, que corresponde a 10 metros de coluna d’água, é possível”, detalha. 

Marcel Bezerra

Comentários