Seca: Irauçuba tem todas as reservas hídricas esgotadas









Irauçuba 2
Foto: André Teixeira
Em matéria especial sobre a seca, publicada no portal G1,  o jornalista André Texeira levantou que na cidade de Irauçuba, no Ceará, os habitantes dependem da água de cidades vizinhas que chegam em carro-pipa. A água potável é usada para todas as necessidades e levada pelo Exército sendo racionada em 20 litros de água por dia por pessoa. A agricultora Geovana Maria de Sousa, afirma que “são 20 litros para lavar prato, lavar roupa, fazer a comida, tomar banho e ainda beber. É impossível. Estamos em uma situação de penúria mesmo, só sobrevivendo”.
A última reserva de água do município secou há quatro meses. Os 22,3 mil habitantes da zona urbana de Irauçuba, a 150 quilômetros de Fortaleza, a estação de tratamento da Companhia de Água e Esgoto (Cagece) recebe um volume diário de 250 mil litros, trazidos de açudes vizinhos em carro-pipa. A cidade precisa diariamente de 1,2 milhão de litros (cerca de cinco vezes do recebido atualmente).
Segundo José Mota, a Prefeitura de Irauçuba investiu R$ 1,23 milhão na compra de água desde o início da sua gestão, em janeiro de 2012. “Esse valor é muito alto para uma cidade como a nossa.A água não pode faltar, então às vezes não conseguimos honrar nossos compromissos. Já estamos atrasados com alguns fornecedores e tememos que situação piore ainda mais”, diz.
iraucuba 3
André Teixeira
A autônoma Raimunda Rodrigues, de 42 anos, e a mãe, a aposentada Francisca Rodrigues, 69, utilizam parte do dinheiro do Bolsa Família para a compra água. Semanalmente, as duas carregam 15 baldes de 20 litros da rua em frente à casa até a cozinha. “Nós somos mulheres já de idade. Todo dia é carregando isso. A coluna dói, mas, como a gente mora só, vai ter que ser assim.”.

O governo do estado anunciou há mais de um ano uma adutora emergencial para levar água a Irauçuba. O governador Cid Gomes visitou a cidade em 16 de outubro e vistoriou as obras. “Temos que construir a adutora o quanto antes, essa vai ser a solução definitiva para a cidade”, declarou.  Para o secretário de Meio Ambiente de Irauçuba, Caetano Rodrigues, há risco de que, quando a adutora esteja pronta, a água do açude esteja esgotada. “A adutora deve ser concluída em dezembro, mas o açude de onde ela vai tirar água tem atualmente 20% da capacidade. Quando ela for puxar água, pode ser que não tenha mais nenhuma gota.”

Ceará Agora

Comentários