Canos da adutora chega a Crateus enquanto açude Araras bate recorde negativo com 10% de sua capacidade







Açude Araras bate recorde negativo e histórico e chega a 10% de sua capacidade e mais de 16 metros abaixo do nível de sangria, isso nunca havia acontecido na história de quase 60 anos do açude, a última vez que havia secado tanto foi no final de dezembro de 1993, quando alcançou o índice de 11%. O sofrimento do Araras é grande, em locais considerados de grandes profundidades, as pontas de ilhas e árvores submersas já dão sinais que está próximo de secar. Na nossa caminhada pelo o leito do açude, verificamos extensas regiões secas e estreitas águas onde ainda tem. Parte da parede do açude Ararinha já está sendo descoberta (Fotos e vídeo), o mesmo foi feito para ajudar na construção do açude Araras.

A previsão agora está se tornando maior sobre uma nova seca, é o que diz o INPE, no relatório dos meses de dezembro 2014, janeiro e fevereiro de 2015, onde já pega 2 meses do chamado inverno da nossa região, nessa previsão está o Ceará por inteiro (Foto).

A previsão por consenso para o trimestre dezembro de 2014 a fevereiro de 2015 (DJF/2015) atribui a maior probabilidade de ocorrência de totais pluviométricos na categoria abaixo da normal para o norte da Região Norte, com distribuição de probabilidades: 20%, 35% e 45% para as categorias acima, dentro e abaixo da faixa normal climatológica, respectivamente. A previsão de maior probabilidade dos totais pluviométricos se situarem abaixo da média também se aplica ao norte da Região Nordeste, porém com distribuição de probabilidades: 25%, 35% e 40% para as categorias acima, dentro e abaixo da faixa normal climatológica, respectivamente. Para o sul da Região Sul, permaneceram condições favoráveis à ocorrência de precipitações pluviométricas abundantes, embora com maior incerteza, o que levou à previsão de maior probabilidade das chuvas situarem-se dentro da faixa normal, com a segunda faixa mais provável a da categoria acima da normal, com a seguinte distribuição de probabilidades: 35%, 40% e 25%, para as categorias acima, dentro e abaixo da faixa normal climatológica, respectivamente.

Para as demais áreas do Brasil, a previsão indica igual probabilidade para as três categorias. Esta previsão levou em consideração principalmente a persistência de condições típicas de El Niño no decorrer dos próximos meses. As temperaturas podem variar entre valores normais e acima da normal climatológica na maior parte do País.



Se as previsões estiverem certas, teremos outra seca e para piorar o governo do estado está tampando o sol com a peneira, as obras da adutora que vai levar água para Nova Russas e Crateús já se aproxima da finalização. Se for seca mesmo os responsáveis pelo o açude Araras terão que optar: Manter do jeito que tá e acrescentar mais Crateús e Nova Russas, assim o açude secará no verão de 2015 (nosso verão), fechar as comportas D'água da galeria do Araras e deixar várias cidades e distritos na região norte sem água mais levar água para Crateús e Nova Russas, dessa forma deve aguentar até 2016, por que é das comportas que mais faz o Araras secar, ou não levar água para Crateús e Novas Russas, racionar mais ainda das comportas e racionar da população talvez chegue em 2016 com água, mesmo sendo seca em 2015.

Adutora de Crateús

As obras da Adutora que trará água para Crateús chegaram à cidade e avançam rumo a estação de tratamento da Cagece, no bairro Planalto. Já passaram pelo bairro Cidade 2000 e agora chegaram ao centro, na Rua Padre Macedo e imediações.


A Adutora tem uma extensão de 150 km e a sua função é evitar o colapso no abastecimento de água de Crateús e Nova Russas. Iniciou em agosto a partir do Açude Araras, no município de Varjota.

A expectativa da população é de que o equipamento resolva a situação de falta de água ocasionada pela prolongada estiagem. A Prefeitura Municipal, por sua vez, segue com investimentos em perfuração de poços, Operação Pipa e dessalinizadores a fim de amenizar os graves efeitos da seca. Matéria aqui


Obs.: Atenção aos sites copiadores, blogs e outros, não esquecer de mencionar a fonte dessa forma: Fonte: Varjota em Destaque.com / Varjota Notícias.com / Varjota em Alerta.com , pois é uma parceria entre estes três sites, e são os únicos que trazem a realidade com tantos detalhes sobre a situação do Açude Araras e matérias mais importantes do município de Varjota.

Varjota em Alerta

Comentários