Estado receberá novos profissionais do Mais Médicos


Image-0-Artigo-1779275-1
Municípios com pelo menos 20% da população em extrema pobreza são prioridade. No Ceará, estão na lista Fortaleza, Canindé e Croatá, entre outros
Em seu terceiro ano de existência, o Programa Mais Médicos, do Governo Federal, deve trazer, nos próximos meses, uma nova remessa de profissionais da saúde para 117 municípios cearenses. O Ministério da Saúde lançou, ontem, mais um edital de seleção para prefeituras e médicos interessados em participar da iniciativa, que poderá abranger até 1.500 cidades em todo o Brasil, inclusive 424 localidades ainda não inclusas. Desde 2013, o projeto já trouxe ao Estado, entre brasileiros e estrangeiros, cerca de 900 profissionais de atenção básica.
No Ceará, municípios como Fortaleza, Maracanaú, Boa Viagem, Canindé, Carnaubal, Croatá, Forquilha, Guaramiranga, Iguatu, Massapê, Pentecoste, Quixeramobim e outros estão na lista do Ministério.
Prioridade
De acordo com a Pasta, tiveram prioridade as cidades que possuem pelo menos 20% da população em extrema pobreza, as que apresentam Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) baixo ou muito baixo, e as situadas no semiárido ou em regiões de alta vulnerabilidade das capitais e regiões metropolitanas. Outro critério para a escolha foi o nível de cobertura da atenção básica. Os municípios que aderirem à nova etapa do Programa deverão determinar o número de médicos que almejam receber. O governo avaliará a solicitação conforme a necessidade da população, a abrangência das equipes de assistência básica já existentes, e a capacidade das unidades de saúde locais.
Provab
Já os profissionais poderão escolher até quatro cidades onde desejam atuar no momento da inscrição. Especialização em Medicina da Família, experiência comprovada em Estratégia Saúde da Família e outros títulos serão diferenciais na seleção. Neste ano, o Ministério também anunciou a incorporação de 100% das vagas do Programa de Valorização à Atenção Básica (Provab) ao Mais Médicos. A ação oferece incentivos aos médicos, enfermeiros e cirurgiões dentistas que optarem por trabalhar na área de saúde da família nos municípios.
Com a integração, o Ministério da Saúde espera ampliar os perfis dos profissionais participantes do Mais Médicos e aumentar o tempo de permanência dos integrantes do Provab nas localidades, que poderá durar até dois anos.
Durante a divulgação do edital, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, afirmou que esta é a chance de muitas cidades serem inclusas no Programa pela primeira vez. Os médicos e as prefeituras terão de hoje até o dia 29 para se inscreverem. Na seleção, a preferência será dada aos brasileiros que residem no País e aos que residem no exterior.
O Mais Médicos foi criado em 2013 e já levou 14.462 mil médicos a 3.785 municípios. No Ceará, na primeira etapa do programa, foi preenchida 100% da demanda por profissionais.
Mais informações
Para conferir a lista de municípios selecionados pelo Ministério da Saúde e saber mais detalhes sobre o Programa Mais Médicos, acesse http://maismedicos.saude.gov.br/

DN

Comentários