Comissão da CPI das refinarias virá ao Ceará


A primeira reunião deliberativa da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) - aberta para investigar o cancelamento da construção das refinarias Premium, no Ceará e no Maranhão, pela Petrobras - decidiu, apesar do clima de disputa entre base aliada e oposição ao governo, por enviar deputados aos dois estados onde as refinarias seriam instalados "com o objetivo de realizar audiências públicas com os órgãos envolvidos nos dois empreendimentos".
A informação foi repassada pelo deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB/CE), o qual foi empossado oficialmente ontem relator da Comissão Externa, que é justamente esta, "destinada a acompanhar e fiscalizar os fatos relativos ao cancelamento das Refinarias Premium II no Ceará e Premium I no Maranhão". O parlamentar reforça "que somente averiguando in loco e chamando os responsáveis pelos projetos é que a verdade será revelada". No entanto, a data da vinda dos deputados ao Ceará e ao Maranhão ainda não foram definidas.
Medidas
Também membro da comissão, o deputado federal Chico Lopes (PCdoB/CE) relembrou que "a refinaria Premium II, prevista para ser implantada no Ceará, continua contando com R$ 325 milhões em recursos federais autorizados através da medida provisória No. 667, publicada no último dia 5 de março e assinada pela presidenta Dilma Rousseff e pelo ministro do Planejamento, Nelson Barbosa".
Em nota, o parlamentar informou que requerimentos enviados por ele e aprovados pela comissão farão com que seja promovida uma audiência pública para ouvir o Ministério de Minas e Energia (MME) e a Diretora Geral da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), Magda Chambriard, "sobre o papel das novas refinarias na matriz energética brasileira". "Vamos seguir cobrando a instalação da refinaria", finaliza.

DN

 
 

Comentários