Deputado Leônidas Cristino faz apelo aos Ministros da Integração Nacional e das Cidades pela prioridade às obras da transposição do Rio São Francisco

“O Nordeste não pode esperar até 2017 pela conclusão da transposição do rio São Francisco”. O apelo é do Deputado Federal Leônidas Cristino aos Ministros da Integração Nacional e da Cidades.
A BOA ALEONIDAS
“Diante dos ministros da Integração Nacional, Gilberto Occhi; e das Cidades, Gilberto Kassab, fiz um apelo para que as obras da transposição do rio São Francisco para estados do Nordeste sejam tocadas como “prioridade das prioridades”. Defendi maior celeridade para a conclusão dos canais para que as águas do Velho Chico cheguem a Jati, no Ceará, em meados de 2016.
Pedi também para não faltar recurso para a obra do Cinturão das Águas, a etapa cearense da transposição. O apelo foi feito na audiência pública da Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas que debateu na quarta-feira a estrutura institucional para gestão dos recursos hídricos, com a participação, também, do presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu Guillo.
A conclusão das obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional, iniciadas em 2007, primeiro foi anunciada para 2013. O prazo foi adiado para 2014, depois para 2015, e é muito ruim se for adiado para 2017.
“O ser humano é movido pela necessidade”, afirmei, ao comparar a seca do Nordeste, hoje no quarto ano, com a situação da Região Metropolitana de Fortaleza em 1993, ameaçada no abastecimento de água. Na época, em cem dias foi construído o Canal do Trabalhador com 113 km, quando Ciro Gomes governava o Ceará, o que evitou o colapso de água em Fortaleza.
Não sei se suportaríamos esperar a transposição do São Francisco até 2017. Defendi como solução prioritária para 2016 concluir pelo menos o Eixo Norte da obra, com 260 km, que vai trazer água para os estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, os únicos do Nordeste que não possuem rios perenes. O Eixo Leste do canal, com 190 Km de extensão, complementará o abastecimento dos estados de Pernambuco e Paraíba.
Ao pedir ao governo tratamento prioritário na transposição, indaguei se falta recurso financeiro, estrutura técnica das empreiteiras ou apoio político, pelo que conclamei governo e Parlamento à luta pela urgência na execução da obra. De acordo com informações do governo, 75% das obras do Eixo Norte foram realizadas e 71% do Eixo Leste.
A outorga para captação das águas do rio São Francisco já foi dada pela ANA na vazão de 26,4 metros cúbicos por segundo. A captação da água será instalada após a barragem de Sobradinho que libera mil metros cúbicos por segundo. A vazão autorizada para os canais da transposição corresponde a menos 3% deste volume.”
Fonte: Assessoria do Deputado Leônidas Cristino(PROS).

Comentários