Rádio alcança quase 52 milhões de brasileiros





 





O rádio é ouvido por 89% de brasileiros, sendo apenas 11% a parcela da população que ignora o meio de comunicação. É o que mostra pesquisa divulgada na quinta-feira (2), pelo Ibope Media, empresa que avalia audiência e investimentos publicitários na América Latina.

O resultado refere-se ao alcance do rádio nas 13 principais regiões metropolitanas do País – São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Salvador, Fortaleza, Florianópolis, Goiânia, Campinas e Vitória. Quase 52 milhões de pessoas foram expostas ao meio entre janeiro e março, período em que o estudo foi realizado.

O levantamento mostra que o pico de audiência do rádio ocorre entre 10h e 11h, atingindo até 37 milhões de pessoas nas praças mencionadas. Outro estudo, o Target Group Index, apontou que tipo de conteúdo as pessoas consomem pelo meio. No caso de programações não-musicais, 50 % dos ouvintes preferem escutar noticiários locais.

Jornalísticos nacionais (40%) e de trânsito (35%), bem como os programas religiosos (17%) e eventos esportivos ao vivo (14%) também estão entre os gêneros mais ouvidos por esse público. Para emissoras musicais, o ritmo de maior sucesso é o sertanejo, favorito de 47% dos participantes.

Comentários