Secretarias das cidades e SRH avaliam medidas duras contra o desperdício de água






Acendeu a luz amarela no governo estadual no que diz respeito à necessidade de apertar o cerco contra o desperdício de água no Estado e, em especial, na Grande Fortaleza. Segundo o presidente da Funceme, Eduardo Sávio, por causa das reservas hídricas em baixa – 16,75%, a Secretaria das Cidades e a Secretaria dos Recursos Hídricos já estudam a possibilidade de multar quem desperdiça água e dar bônus para quem economiza.
Ele não adiantou detalhes, mas disse que há estudo e esforço por novas fontes para garantir o abastecimento de áreas do Interior em dificuldade. Além do desperdício (30%), ainda há o problema das ligações ilegais. “Acendeu a luz amarela e a população tem que economizar água”, alerta Sávio, observando que o cenário hoje é de persistência do “El Niño”, um dos indicativos de continuidade da seca em 2016.
No dia 4 de junho último, neste espaço, o ex-titular da SRH, Hipérides Macedo, fez a defesa de medidas duras no bolso do consumidor cearense como forma de estancar o desperdício.

Eliomar de Lima