Deputado Leônidas Cristino destaca os resultados da Educação em Sobral


Com o título “Melhores oportunidades da educação”, eis artigo do deputado federal e ex-prefeito de Sobral, Leônidas Cristino (Pros). Ele destaca avanços obtidos por gestões sobralenses no plano da educação e reconhecidos nacionalmente. Confira:
Sobral, no Ceará, é o município do Brasil com melhor Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb). O resultado desse novo indicador, que tem por objetivo aperfeiçoar o sistema de controle social da educação, foi divulgado no dia 7 de outubro.
Numa escala de zero a 10, Sobral lidera o ranking nacional de municípios com índice de 6,1, sendo a média do país de 4,5. O segundo e o terceiro colocados na pesquisa, com índice de 5,9, também são municípios cearenses, Groaíras e Porteiras.
O Ioeb identifica quanto cada cidade ou estado contribui para o sucesso educacional e oferece os dados sobre a qualidade do ecossistema da educação para crianças e jovens de uma determinada localidade. Sua metodologia foi desenvolvida por Reynaldo Fernandes, ex-presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anizio Teixeira (Inep) e Fabiana de Felício, ex-diretora de Estudos Educacionais do Inep, ambos autores do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), criado no Inep em 2007.
O índice é formado a partir da junção entre resultados educacionais e insumos educacionais – escolaridade dos professores, número médio de horas aula/dia, experiência dos diretores e taxa de atendimento na educação infantil. Tudo é agregado aos indicadores medidos pelo Ideb nos anos iniciais do ensino fundamental e finais do ensino fundamental, além da taxa líquida de matrícula do ensino médio. Um índice único sintetiza a qualidade da oferta como um todo.
A pesquisa foi realizada pelo Centro de Liderança Pública, com apoio do Instituto Península, Fundação Roberto Marinho e Fundação Lemann. Esse novo indicador é colocado para a sociedade como ferramenta para incentivar e cobrar que os gestores da educação trabalhem em conjunto pela melhoria da qualidade da educação dos municípios e Estados. No lançamento do Ioeb foi citado como exemplo o fato de que a colaboração traz resultados: Porteiras, segundo colocado no ranking nacional, bebeu na fonte de Sobral.
O ex-ministro da Educação e ex-governador do Ceará, Cid Gomes, quando prefeito de Sobral, a partir de 2007 implantou as bases deste modelo. Em seguida, pude, com muita honra, dar continuidade a esse trabalho como prefeito do município até 2010. Hoje, com o prefeito Clodoveu Arruda, Sobral continua avançando com os indicadores da educação básica.
Esses resultados são frutos do trabalho continuado e determinado dos gestores municipais e de toda a comunidade escolar, a quem felicito por mais essa importante conquista. É um compromisso abraçado com fé e participação pela sociedade local, com quem compartilho as alegrias desse momento.
* Leônidas Cristino,
Deputado federal (PROS-CE)