Lederanças articulam candidaturas no interior



Presidente_do_PSDB-CE_Luiz_Pontes_Foto_Marcello_Holanda.jpg
(Luiz Pontes)
Apesar de estarmos há um ano das eleições, as negociações partidárias para as eleições municipais seguem a todo vapor, principalmente, nos municípios de grande representação econômica como Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Sobral e Juazeiro do Norte. Além da mudança de partidos, muitos líderes já realizaram a mudança de seus domicílios eleitorais e deram início a série de encontros para trabalharem as alianças e fortificar as bases. Apesar de as agremiações mais fortes sempre polarizarem os pleitos, o cenário ainda é de incerteza, tendo em vista a crise política instalada no País.
O PSDB, por exemplo, apesar de deter a força política de um grande partido, em Fortaleza, maior colégio eleitoral do Ceará, ainda não apresentou nenhum nome para a disputa e deve fazer a composição de forças com partidos de oposição para a prefeitura da Capital.
O presidente estadual do PSDB, ex-senador Luiz Pontes, destaca que a sigla está “crescendo” em todo Ceará, principalmente nas grandes cidades interioranas e destaca que, em Fortaleza, o PSDB estuda os possíveis candidatos e destaca o nome do deputado estadual Carlos Matos, que está, segundo ele, fazendo um “excelente trabalho na Assembleia Legislativa”, por sempre estar apontando erros na administração estadual. “No momento, é o mais apoiado no partido”, diz.
Espelho
Pontes salienta que as eleições municipais do ano que vem serão o espelho do pleito presidencial de 2018, quando o partido postulará novamente a chefia do Palácio do Planalto, sendo que, para isso, possui vários nomes que vão empolgar o eleitorado. “Nós estamos conversando com os partidos de oposição sobre a disputa da Prefeitura de Fortaleza, mas achamos importante que o nosso partido esteja na cabeça da coligação”, diz.
O deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB), por exemplo, confirmou a transferência do seu domicílio eleitoral de Maracanaú para Fortaleza, sobre a justificativa de seu nome ficar à disposição do PSDB. “O partido vai apresentar projeto e candidato próprio para debate com a população, tendo em vista não estar satisfeito com a atual administração da Capital”, afirmou o tucano.
Caucaia
Depois de Fortaleza, o município de Caucaia tem apresentando o maior número de pré-candidatos, dentre os quais o deputado federal Danilo Forte (PSB), deputado federal José Airton Cirilo (PT), a médica Lia Ferreira Gomes, irmã dos ex-governadores Ciro e Cid Gomes; e o ex-prefeito da cidade, José Gerardo Arruda. Os bastidores da política no munícipio já têm sido tensionado entre Danilo Forte e Lia Gomes. Lia postou em sua página no Facebook, link de matéria datada de fevereiro de 2014, que continha diversas acusações contra Danilo Forte e escreveu em sua rede social: “Caucaia merece respeito”. O socialista revidou e afirmou à imprensa: “[Lia é] uma dondoca que nunca botou um prego numa barra de sabão na vida”.
Sobral
Já em Sobral, os nomes especulados para a disputa giram em torno do deputado Ivo Gomes (Pros), deputado Moses Rodrigues (PPS), Oscar Rodrigues e Doutor Guimarães. Ivo, que não confirma sua candidatura, mas, em setembro, mudou seu domicílio eleitoral de Fortaleza para sua terra natal, Sobral (Zona Norte).
Juazeiro do Norte
Em juazeiro do Norte, PT e PR intensificam composição de alianças. Segundo o deputado estadual petista Manoel Santana, o governador Camilo Santana está querendo que o próximo prefeito de Juazeiro do Norte, seja do PT. “Essa aliança, já está sendo construída com o deputado federal José Arnon Bezerra e outras lideranças importantes do município”, diz o deputado Manuel Santana (PT).
PR
Já o Partido Republicano, segundo o ex-deputado federal e ex-prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, em Juazeiro, já está definido que o partido lançará para a disputa, o ex-deputado Vasques Landim. Pessoa afirma que nas pesquisas internas do partido, Vasques tem dominado o ranking.  “Eu boto muita fé na postulação de Vasques Landim que vai lutar forte para conseguir uma vitória”, reforça.
Maracanaú
Em Maracanaú, os pré-candidatos são, além do prefeito Firmo Camurça (PR-CE), que buscará reeleição, o deputado Júlio César (PTN) e Edílson Teixeira, empresário na região. Ao ser questionado sobre as expectativas para as eleições de 2016, o parlamentar, que é vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa, ressalta que os candidatos que possuem a máquina e disputarem o pleito de 2016,  não pode ser vantajoso, tendo em vista a crise econômica e ética no Brasil.
“Disputar com quem tem domínio da máquina pública é injusto, pois a estrutura acaba beneficiando a reeleição do atual gestor. Mas, no atual cenário, o candidato à reeleição pode sentir dificuldades e retrair um pouco na vantagem com os demais concorrentes”, pontua.

O Estado