Parlamentar alerta para crise nas prefeituras


Deputado Sérgio Aguiar levou à tribuna da Assembleia apelos dos prefeitos para minorar os cortes federais aos orçamentos municipais ( FOTO: BRUNO GOMES )
A crise financeira enfrentada pelos municípios cearenses foi exposta, ontem, na Assembleia Legislativa pelo deputado Sérgio Aguiar (PROS), marido da prefeita de Camocim, Mônica Gomes Aguiar. Ele explicou que o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de outubro foi reduzido em 0,84%.
Com isso, de acordo com ele, a maioria dos municípios não pôde fazer o repasse do duodécimo para as câmaras municipais, o que incorre em infração na Lei de Responsabilidade Fiscal. "Ao longo do ano, o FPM já acumula redução de 3,35 bilhões, correspondentes a 15,56% de queda", contou o parlamentar.
Em busca de solução para a dificuldade enfrentada pelos gestores, será lançada na próxima segunda-feira, a partir das 11h, no Auditório Murilo Aguiar da Assembleia Legislativa, a Carta do Ceará. Sérgio explicou que o documento, elaborado por dirigentes e prefeitos da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece), aponta a crise financeira nos municípios e pede a redução dos cortes que estão comprometendo as finanças municipais.
Segundo o deputado, as lideranças municipais terão hoje audiência com a presidente Dilma Rousseff em busca de uma alternativa às reduções dos repasses. "A direção da Confederação Nacional dos Municípios e a Associação Nacional dos Municípios irão tratar da queda brutal das receitas municipais. Se não houver uma alternativa, os municípios não terão condição de pagar o décimo terceiro e a folha de dezembro aos servidores", alertou. Disse ainda que a carta do Ceará será apresentada à bancada cearense para que parlamentares federais tomem ciência da situação e auxiliem na luta.

DN