Clubes nordestinos no campeonato brasileiro 2016

Goleiros Éverson, do Ceará, e Ricardo Berna, do Fortaleza, já sabem quais times vão encarar pelo Brasileiro em 2016
Algumas alterações se desenham na representatividade nordestina em divisões do Campeonato Brasileiro para 2016. Entre acessos e descensos, a competição nacional contará com mais participantes da Região na Série A, três, e na Série C, oito. Porém, a Série B sofre redução de equipes nordestinas, com cinco garantidas para o ano que vem. No saldo geral, as divisões somarão 16 nordestinos, um a mais do que em 2015.

Único clube do Nordeste no Brasileirão em 2015, o Sport fez campanha vistosa e terminou a disputa em 6º lugar. Em 2016, Santa Cruz e Vitória estarão com o Leão da Ilha reforçando o coro nordestino na elite.

O Ceará se manteve na Série B e, com isso, reforça a representatividade do Nordeste na Segundona junto a Náutico, Sampaio Corrêa, CRB-AL e Bahia. Antes com sete, agora a Segundona terá cinco clubes conterrâneos. Nenhum nordestino obteve o acesso na Série C 2015.

E a Terceirona que passou foi marcada pela permanência do Fortaleza, mais uma vez. De descenso de clube do Nordeste, apenas um na Série C. Prejuízo para o futebol cearense, inclusive: após péssima campanha, Icasa tentará disputa da Série D no próximo ano. Para suprir a perda, um novo representante da Região surge. O ABC-RN foi o único do Nordeste rebaixado na Série B. A equipe do Rio Grande do Norte se encontrará com Fortaleza, Botafogo-PB, América-RN, Salgueiro-PE, Confiança-SE, ASA-AL - clubes que fracassaram na luta pelo acesso - e River-PI, equipe vinda da Série D.

OS TIMES

SALDO GERAL DE NORDESTINOS PARA O BRASILEIRO EM 2016
Série A - Três clubes (Sport, Santa Cruz e Vitória)

Série B - Cinco clubes (Ceará, Náutico, Sampaio Corrêa, CRB-AL e Bahia)

Série C - Oito clubes (Fortaleza, Botafogo-PB, América-RN, ABC-RN, Salgueiro, Confiança e ASA-AL e River-PI)

Total - 16 clubes nordestinos nas Séries A, B e C

O POVO