Tiradentes é rebaixado para 2ª divisão do estadual

Federação Cearense de Futebol publicou ontem portaria que rebaixa Tiradentes e põe Itapajé na elite
A regra era clara. Os clubes que não apresentassem a certidão negativa de débitos com a União em um prazo de até 20 dias antes do início do Campeonato Cearense (vencido na última terça-feira, 29) seriam considerados inaptos a participar do Estadual 2016. Dos 10 times classificados para a competição no próximo ano, apenas o Tiradentes não seguiu à risca o combinado.

E por não ter apresentado em tempo hábil a documentação exigida em regulamento da Federação Cearense de Futebol (FCF) e também pelo Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro (Profut), sancionado em agosto, o Tigre da PM foi punido com o rebaixamento para a Série B estadual. A informação foi oficializada ontem por meio de portaria publicada pela diretoria de competições da FCF.

No documento, a FCF explica que embasou sua decisão no artigo 40 da Lei 13.155/15, que determina que o clube que não apresentar regularidade fiscal, atestada por meio da apresentação da Certidão Negativa de Débitos, apresentação de certificado de regularidade do FGTS e a comprovação de pagamento dos vencimentos acertados em contratos de trabalho e contratos de imagem dos atletas, participará da divisão imediatamente inferior à que se encontra classificada. No caso do Tiradentes, a Série B estadual.

Com o rebaixamento financeiro do Tiradentes, a Federação designou o Itapajé como herdeiro da vaga na Série A do Campeonato Cearense de 2016, equipe que terminou a Série B Estadual deste ano na 4ª colocação na classificação geral, obtendo a melhor posição entre os times que não subiram de divisão e que apresentaram toda a documentação necessária exigida pela lei.

A FCF explicou ainda que o Maracanã, que terminou uma posição acima do Itapajé na última edição da Segundona, “declinou formalmente do seu direito técnico de ficar com a vaga”.

O POVO procurou o presidente do Tiradentes, subtenente José Fernandes, mas as ligações não foram atendidas.

SAIBA MAIS

A Federação Cearense de Futebol atualizou ontem a tabela detalhada do Estadual 2016, que tem início no dia 16 de janeiro, com Itapipoca x Uniclinic, às 16 horas. Para o dia 17 estão marcados Maranguape x Icasa e Quixadá x Guarany de Sobral, às 16 horas.

Ceará e Fortaleza só estreiam na 2ª rodada. O Leão recebe o Itapipoca, dia 23, às 16 horas. Já o Vovô joga fora, dia 24, contra o Guarany de Sobral, às 16 horas.

O POVO