Apenas um deputado do CE compareceu a todas as sessões na Câmara Federal



O deputado Ronaldo Martins (PRB) foi o único entre os 22 parlamentares cearenses na Câmara dos Deputados a comparecer a todas as sessões deliberativas em 2015, ou seja, todos os dias em que é exigida a presença dos integrantes da Casa. O levantamento foi feito ontem pelo O POVO.

Em seu primeiro mandato, Ronaldo Martins pontua que a presença em todas as sessões deliberativas é resultado do esforço pelo mandato. Ele destaca que houve mudança na rotina da Casa para atual legislatura. “Dias de quinta-feira, por exemplo, mesmo que não tenha votação, o deputado não pode mais dar presença e sair, tem de ficar até as 5 horas da tarde”, ressalta.

“Se faltar é descontado no salário, o prejuízo é grande. E o deputado perde o trabalho na Câmara se não tiver acompanhando as comissões e as votações no plenário”, afirma Martins.


O deputado com maior número de faltas é Domingos Neto (PMB). No entanto, todas são justificadas devido à missão oficial. O maior número de faltas não justificadas é do deputado Macedo (PSL), com 17; seguido por Genecias Noronha (SD), com 11; e Danilo Forte (PSB), com sete.


Também tiveram poucas faltas em sessões deliberativas os deputados Leônidas Cristino (Pros), com duas ausências; Chico Lopes (PCdoB), com 3; e o líder do Governo, José Guimarães (PT), com 3. (Jéssica Welma)