Meruoca: Poderes público e população de Camilos junto no combate à Dengue











(Prefeito Aristides)
O município de Meruoca declarou guerra contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya no distrito de Camilos. Nesta sexta (19/02), agentes de endemias, garis, escolares, profissionais de saúde, membros das igrejas, poderes legislativo e executivo realizaram um mutirão de limpeza no distrito de Camilos com a finalidade de reduzir o índice de infestação predial que é de 4,83%. Os trabalhos iniciaram às 8 horas com um café comunitário na escola José Barbalho em seguida foi realizado visita domiciliar, panfletagem e coleta de material (lixo) nas residências. O Supervisor de endemias (Airton Bastos) informou que o número de casos positivos (05) registrados de dengue na localidade em 2016 é preocupante, onde um dos fatores mais agravante é que a comunidade local não vem contribuindo para controle destes dados (lamentável). Neste mês de fevereiro foi formado o Comitê em combate ao Aedes aegypti no distrito de Camilos para melhor trabalhar os assuntos relacionados às endemias (Dengue, chikungunya e zika vírus) e esperamos que com a contribuição  da população possamos reverter este quadro. Ressaltou Airton Bastos.
Para o prefeito Manoel Costa Gomes  se não tivesse feito uma prevenção em 2015, o número de caso teria sido maior. A principal localidade que preocupa é exatamente o distrito de Camilos e Palestina. Sabemos que este problema é causado por causa da faltad'água nestes distritos e as pessoas tem que armazenar água em baldes, tambores, caixas d'água, então por falta de cuidados vem acontecendo estes números casos de dengue nestes distritos.



Sabrina Frota (Sec. Saúde) ressalta o distrito de Camilos como o foco principal ao combate o mosquito da dengue. Inclusive um distrito que tem mais casos com frequência, então os nossos olhares está voltado para este distrito.