Groaíras realiza 2º Fórum Comunitário Selo Unicef edição 2013-2016



O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente(CMDCA) em parceria com a comissão Intersetorial do Selo UNICEF, e com apoio de todas as secretarias municipais, promoveram na manhã desta segunda-feira, 13 de Junho, o 2 º Fórum Comunitário - Selo Unicef - "Eu e Meu Município Crescendo Juntos", onde, em um primeiro momento, foi realizado, na Quadra do "Burico", uma feira de Ações Estratégicas do Selo UNICEF, em que vários setores da administração pública municipal promoveram apresentações das ações realizadas desde 2013 até os dias atuais em prol da melhor qualidade de vida das Crianças e Adolescentes.

As apresentações foram feitos pelos próprios Adolescentes e crianças atendidos pelas ações no município.

A Feira ainda contou com exposição de estandes temáticos abordando os compromissos e objetivos trabalhados pelo município. Na oportunidade foram selecionadas três temáticas para serem apresentadas durante a assembleia do Fórum Comunitário que deu inicio as 10h no auditório do Centro Cultural.

O Fórum Comunitário é uma estratégia para promover o fortalecimento da participação social nos processos de planejamento, execução, monitoramento e avaliação das políticas públicas para a população de 0 a 17 anos. Lideranças locais, ligadas a instituições diversas, associações, grupos religiosos, grupos culturais, sindicatos, entre outras organizações da sociedade civil, foram convidadas a trabalhar conjuntamente na elaboração de um diagnóstico da situação das crianças e adolescentes e da qualidade dos serviços públicos disponíveis no município. Os participantes também contribuem na construção de um Plano de Ação, definindo o que precisa ser feito para melhorar o atendimento à infância e adolescência.

Durante a abertura da assembleia o articulador, Lucas Mota, realizou a apresentação da metodologia do Selo UNICEF e diagnostico geral das ações, pontuando o resultado do Plano de Ação.

Em pronunciamento o prefeito municipal, Adail Melo, destacou as diversas ações desenvolvidas pelo município em prol das crianças e adolescentes.

A assembleia deu continuidade com a exposição das temáticas escolhidas durante a Feira. A primeira foi a Saúde que debateu a prevenção a doenças sexualmente transmissíveis na gravidez e combate a Mortalidade Infantil. A Segunda foi o Concelho Tutelar que trouxe ao debate as ações em combate a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e ao Trablho Infantil. A Terceira foi a educação Inclusiva - essa foi a temática mais votada - onde as ações promovidas pelo município foram apresentadas e muito bem avaliadas pelos presentes.

Para o articulador do Selo no município, Lucas Mota, foi um espaço de encontro e dialogo, na qual a comunidade avaliou e acompanhou os resultados, ações, projetos, programas e políticas públicas, desenvolvidos no município para meninos e meninas até 17 anos.

A mediadora e avaliadora do Selo UNICEF, Hiêda Maria Pires , parabenizou em pronunciamento, ao finalizar a assembleia, a metodologia adotada pelo município para realizar as apresentações das ações, bem como, destacou votos para que o município seja certificado nesta edição 2013-2016. Enaltecendo o trabalho de todos e à gestão municipal pelo apoio a cada uma das ações.