Messi condenado a 21 meses de prisão



Messi e o pai, Jorge Messi, não devem ser presos por conta do tempo de pena e da ausência de antecedentes ( FOTO: AFP )
O craque argentino do Barcelona Lionel Messi e seu pai Jorge foram condenados nessa quarta-feira a 21 meses de prisão por uma fraude fiscal milionária na Espanha, mas dificilmente serão encarcerados porque as penas são inferiores a dois anos e eles não têm antecedentes.
Ambos foram julgados no mês passado por um tribunal de Barcelona, que ontem declarou os dois culpados, por uma fraude de 4,16 milhões de euros ao fisco espanhol, com a arrecadação dos direitos de imagem do jogador por meio de uma rede de empresas em paraísos fiscais entre 2007 e 2009.
Além disso, o tribunal anunciou uma multa de 2,1 milhões de euros para Lionel Messi e de 1,6 milhão para seu pai, um total de 3,7 milhões.
Os dois devem evitar a prisão porque na Espanha as penas inferiores a dois anos não são aplicadas se os condenados não têm antecedentes.
A assessoria de imprensa do jogador anunciou que vai recorrer da sentença. "O recurso dará razão à defesa, que mostrará que Leo sempre se comportou corretamente, assim como seu pai. A defesa pretende mostrar que Leo Messi sempre foi alheio à gestão econômica e tributária dos seus rendimentos", diz o texto da nota enviada aos jornais.
O argentino, considerado um dos quatro atletas mais bem pagos do mundo pela revista Forbes, estava na mira da justiça desde 2013, quando um procurador de Barcelona apresentou ações contra ele e seu pai por três delitos de fraude fiscal.
Os dois eram acusados de ter montado uma rede de empresas no Reino Unido, Suíça, Belize e Uruguai para receber os direitos de imagem do jogador e evitar o pagamento de impostos.

DN