500 veículos são apreendidos por semana no Ceará



Só neste ano, já foram realizados, de acordo com o Detran, cinco leilões e o sexto já está agendado para setembro. Em 2014, foram três ( FOTO: KID JUNIOR )
Já são cerca de 3.500 veículos de duas rodas apreendidos no pátio do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) e, segundo informações do órgão, a média de recolhimentos é de pelo menos 500 automóveis por semana, tanto carros como motos. Dos 2 mil apreendidos por mês, cerca de 1.500 são motocicletas e ciclomotores.
Durante todos os dias, o órgão realiza ações de fiscalizações que culminam nas apreensões. Ao todo, são dez equipes do Detran das segundas às quartas-feiras. São 15 na quinta e na sexta-feira e 20 equipes aos sábados e domingos. Os motivos para uma apreensão são diversos: "Esses veículos apresentam irregularidades. Ou por falta de licenciamento, que está atrasado, ou pelo não pagamento do seguro DPVAT e do IPVA. Existe também a apreensão pela pessoa conduzir um veículo sem habilitação e a outra situação é o estacionamento irregular", elenca o assessor do departamento, Paulo Ernesto Serpa.
 
Leilões
Só neste ano já foram realizados, de acordo com o Detran, cinco leilões. Como o pátio do Departamento está lotado, o próximo leilão já está marcado para ocorrer no período de 14 a 17 de setembro. Apesar de acontecerem com maior frequência, quase o dobro do que aconteceu durante todo o ano passado, os leilões não conseguem esvaziar o pátio com veículos irregulares.
Atualmente, existe um total de 1.397.997 veículos de duas rodas licenciados no Ceará. Dos motoristas de motos, as principais irregularidades registradas são: circular sem capacete e sem habilitação, que também pode acarretar apreensão. Uma vez apreendidos, os veículos são levados à sede do Detran. Lá ficam no aguardo da retirada, mas quando não procurados são encaminhados a leilões.

DN