Maioria dos deputados candidatos não comparecem à AL



Ivo Gomes foi o único dos deputados estaduais candidatos nas eleições deste ano a pedir licença da Assembleia pelo período da campanha ( Foto: Bruno Gomes )
Apesar de terem acordado com a Mesa Diretora que compareceriam a duas sessões ordinárias por semana até o fim do primeiro turno das eleições municipais, deputados que são candidatos a prefeito e vice-prefeito em alguns municípios do Estado têm deixado de comparecer as plenárias que ocorrem somente nas terças-feiras e quartas-feiras. Durante votação de matérias importantes para a sociedade cearense, ontem, somente quatro dos 14 postulantes ao cargo majoritário estavam presentes no Plenário 13 de Maio.
Enquanto que Capitão Wagner (PR) e Elmano de Freitas (PT) chegaram ao plenário por volta das 10h30, Tin Gomes (PHS) só compareceu ao local às 11h50 quando fez um pronunciamento a respeito do armamento da Guarda Municipal em Fortaleza. Os três parlamentares disputam as eleições na Capital cearense. Somente Tomaz Holanda (PMDB), postulante em Quixeramobim, esteve presente à sessão desde seu início.
Os demais candidatos a prefeito e vice-prefeito não foram vistos durante as discussões da Casa, apesar de alguns deles terem registrado presença no painel eletrônico. Não compareceram: Carlomano Marques (PMDB), João Jaime (DEM), Bethrose (PMB), Manoel Santana (PT) e Naumi Amorim (PMB). Registraram presença, mas logo se ausentaram do plenário os deputados Heitor Férrer (PSB), Júlio César Filho (PDT), Laís Nunes (PMB) e Zé Ailton Brasil (PP). Ivo Gomes (PDT) também não compareceu, mas foi o único deputado a se licenciar para se dedicar, exclusivamente, à campanha eleitoral no Município de Sobral, onde é candidato a prefeito.
Conforme constam nas atas disponibilizadas no site da Assembleia Legislativa, o deputado Carlomano Marques, candidato a prefeito em Pacatuba, é o mais faltoso, não comparecendo um dia sequer de sessão ordinária desde o início das campanhas de rua. Ivo Gomes , como sabia que iria se ausentar durante muitos dias, resolveu pedir licença de 45 dias, mesmo período de duração das eleições desde ano.
Na semana passada não compareceram as plenárias os deputados João Jaime (DEM), Carlomano Marques, Bethrose e Laís Nunes . Já Zé Ailton Brasil, candidato a prefeito pelo Crato, justificou sua ausência ao dizer que estava em missão especial. Naumi Amorim, que disputa a Prefeitura de Caucaia também tem sido ausente nos dois únicos dias de sessões na Assembleia Legislativa. Elmano de Freitas, candidato do PT a vice-prefeito de Fortaleza, deixou de comparecer a três plenárias.
Colégios eleitorais
Com o dia do pleito cada vez mais próximo, os postulantes ao cargo majoritário tendem a investir mais ainda na campanha em seus colégios eleitorais, o que vai inviabilizar ainda mais a presença dos mesmos no Plenário 13 de Maio. No entanto, para Elmano de Freitas o maior problema em se manter o quórum mínimo de presença ou votas as matérias em pauta se dá para aqueles que fazem campanha no Interior, pois há uma pressão muito grande para que estejam presentes em suas bases.
"Quando você vai a um Município, você acaba se informando daquilo que está acontecendo na comunidade. É muito importante para a atividade parlamentar, que não se restringe apenas ao plenário. É importante estar aqui, mas também em suas bases", disse o petista. Segundo o parlamentar, para quem é candidato a prefeito a dificuldade é ainda maior para que se busque conciliar os dois trabalhos, porque a campanha foi reduzida e tem uma exigência maior sobre o candidato".
Além de candidato a prefeito de Fortaleza, Tin Gomes é vice-presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa e necessita ter vida ativa no dia a dia da Casa. O parlamentar tem tentado conciliar a agenda de campanha com as plenárias da Casa, e afirmou que todos os postulantes devem estar presentes aos dois únicos dias de sessões na semana. "Tivemos votação hoje, e por pouco ela não foi prejudicada. Os parlamentares que estejam como candidatos na Capital e Interior têm a obrigação mais do que os outros de estarem presentes para não termos queixa de nenhum setor".
Capitão Wagner lembrou que os deputados foram votados para estarem presentes aos debates e participando ativamente das discussões. Segundo informou as sessões são curtas, e por enquanto está dando para conciliar o trabalho das plenárias com a campanha. "Se tiver necessidade, vamos tirar licença. Mas como é por um período curto, acho que vai dar para fazer". Um dos poucos candidatos a comparecer em todas as sessões desde o início das eleições, Tomaz Holanda afirmou que mesmo sendo candidato, tem compromisso com a população cearense. Ele reclamou, porém, que há parlamentares que sequer estão postulando alguma vaga neste pleito e ainda assim não comparecem.

DN