Fortaleza empata com o Ferroviário em 2 a 2

A+
(Foto-JL Rosa)
E começou a temporada do futebol cearense. Ainda em ritmo de aclimatação à competitividade, Fortaleza e Ferroviário empataram, ontem, em 2 a 2 no Clássico das Cores que agitou a rodada inaugural do Campeonato Cearense 2017. A igualdade deixa os dois times, momentaneamente, na segunda posição. Recém-iniciado, o Cearense teve o Guarani de Juazeiro como primeiro líder: o Leão do Mercado venceu o Horizonte por 3 a 1. Com quatro jogos realizados ontem, a primeira rodada ainda terá Ceará x Tiradentes, que acontece no dia 1º.
Na segunda rodada, o Fortaleza enfrenta justamente o Guarani de Juazeiro, novamente no Castelão, já nesta quarta-feira, dia 18. O Ferroviário, por sua vez, vai ao Junco encarar o Guarany de Sobral, que empatou em 1 a 1 com o atual vice-campeão Uniclinic, em Fortaleza, na estreia. No outro jogo da rodada, novo empate: Itapipoca e Maranguape ficaram no 1 a 1 no Perilo Teixeira. Para o Fortaleza, a próxima rodada tem um peso maior por se tratar do último jogo antes do Clássico-Rei, que acontecerá já no próximo domingo, com mando tricolor – será o terceiro jogo do Leão e o segundo o Alvinegro no Cearense.
Quem esperava um Ferroviário fragilizado, ontem, surpreendeu-se. O Tubarão da Barra, que conseguiu, no apagar das luzes, uma vaga na Série A do Estadual, dificultou bastante para o time de Hemerson Maria e, inclusive, saiu de campo frustrado com o empate, pois jogou melhor no fim do jogo e teve a chance da vitória nos acréscimos. E foi, justamente, o Ferrão quem abriu o placar no Gigante da Boa Vista.
Aos 30 minutos, apenas dois após o fim da parada técnica, Maxuell cobrou penalidade cometida por Anderson Uchôa e fez 1 a 0. No lance, Anderson acabou aliviado apenas com o cartão amarelo, pois poderia ter sido expulso: chegou atrasado no carrinho e acertou apenas as pernas do adversário, que, avançando em velocidade por trás da zaga, via-se em condição real de marcar.
O Fortaleza empataria ainda no primeiro tempo, em um golaço do atacante Gabriel Pereira. Aos 42, ele recebeu na quina direita da área e mandou a bomba cruzada, de trivela, sem chance para o goleiro Mauro. O Tricolor virou a partida aos 13 do segundo tempo, quando o volante Jefferson chutou cruzado, de novo da direita, e fez 2 a 1. Mas, assim como na primeira etapa, o Ferroviário chegou às redes logo após a parada técnica. Aos 25 minutos, Maxuell – o nome da partida – fez seu segundo gol e deixou tudo igual no Castelão.
Escalação
A primeira versão oficial do Fortaleza em 2017 foi, de fato, um 4-3-3, formado pelo técnico Hemerson Maria com: Marcelo Boeck; Felipe, Heitor, Ligger e Gastón; Anderson Uchôa, Jefferson (Vacaria) e Rodrigo Andrade; Cássio Ortega (Allan Vieira), Juninho Potiguar e Gabriel Pereira (Maranhão).