Vereador deixa cadeia no Ceará para tomar posse e é aplaudido na Câmara

.


Aplaudido pela população, Albertin voltou à delegacia após tomar posse na Câmara de Itapiúna (Foto: Marcelino Martins/Itapiúna News)Aplaudido pela população, Albertin voltou à delegacia após tomar posse na Câmara de Itapiúna (Foto: Marcelino Martins/Itapiúna News)
Preso por suspeita de homicídio, o vereador mais votado de Itapiúna em 2016, Francisco Alberto Leite, o Albertin (PDT), deixou a cela da cadeia municipal para tomar posse na Câmara, nesta terça-feira (17). Ele foi escoltado por policiais militares e foi recebido por centenas de eleitores e cabos eleitorais. O vereador falou com as pessoas presentes, mas não deu entrevista.

Francisco Alberto foi preso em 4 de novembro do ano passado, junto com outras duas pessoas, suspeito de matar um homem no dia do primeiro turno das eleições, em outubro. O pai do vereador também foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.
Na chegada à Câmara para tomar posse, ele foi aplaudido por pessoas que manifestavam apoio ao parlamentar. "Prisão injusta", "Albertin, vereador do povo", "Trabalho e compromisso com seu povo", diziam alguns dos cartazes empunhados pelos manifestantes.
Albertin teve autorização judicial para tomar posse, o terceiro mandato dele. Ele poderá participar das sessões na Casa apenas se obtiver novas decisões autorizando o deslocamento do parlamentar.
Após tomar posse, ele foi escoltado de volta à delegacia, onde está preso desde novembro do ano passado.
Investigações
Do lado de fora da Câmara, dezenas de pessoas aguardaram vereador sair de cadeia para tomar posse na Câmara de Itapiúna (Foto: Marcelino Martins/Itapiúna News)Do lado de fora da Câmara, dezenas de pessoas aguardaram vereador sair de cadeia para tomar posse na Câmara de Itapiúna (Foto: Marcelino Martins/Itapiúna News)
De acordo com o delegado Maurício Junior, titular da Delegacia Municipal de Aracoiaba e responsável pela investigação que envolvendo o parlamentar, o homicídio de Antônio Gésio foi motivado por disputas políticas na cidade de Itapiúna. O homem foi atingido por disparo de arma de fogo na cabeça quando seguia em um veículo na localidade de Barra Nova para entregar crachás a pessoas que trabalhariam nas eleições 2016.
“Suspeitos armados intimidavam pessoas que pedissem votos para candidatos opositores”, disse o delegado, ressaltando que as investigações indicaram que o vereador tinha ciência das ameaças feitas aos apoiadores de seus adversários. Ainda segundo o delegado Maurício Junior, o homem foi morto porque os suspeitos desconfiaram que a vítima estivesse pedindo voto para outro político