Detran promove em Sobral exames com novo modelo de avaliação de candidatos para evitar fraudes

O Detran esclarece que foram realizados os exames agendados para este sábado (dia 11), na Unidade Regional do Detran em Sobral, em que foram examinados os 200 candidatos a obter a sua primeira carteira de motorista.
Foi a primeira vez que os exames foram realizados com o novo sistema, homologado pelo Departamento Nacional de Trânsito – Denatran, que é o videomonitoramento e telemetria de exame prático de direção. O servidor do Detran continua responsável por aprovar ou reprovar o aluno. Por isso, esse novo sistema não pode ser considerado terceirização.
A Polícia Civil em Sobral agiu para desarticular a tentativa de impedir a realização dos exames, por um grupo de servidores do Detran, que se deslocou de Fortaleza até Sobral. O delegado de Sobral alertou que esses servidores cometeriam crime, caso impedisse um órgão público de cumprir suas tarefas legais.
O Detran do Ceará é mais um do País, ao lado de Pernambuco, Rio Grande do Norte e São Paulo, a adotar essa nova sistemática. A sua implantação é uma segurança para o candidato e o próprio servidor, porque há gravação de vídeo e áudio durante o tempo em que o candidato dirige o veículo.
O Detran reconhece que se trata de uma quebra de paradigma, mas renova a sua disposição de cumprir seus compromissos com a sociedade de impedir que eventual ação de uma máfia, que estava acostumada a fraudar o processo de obtenção da carteira de habilitação.
O Detran decidiu começar esse sistema por Sobral, como uma resposta à ação de investigação do Ministério Público Estadual, que prendeu, no dia 19 de maio de 2016, três servidores do Detran e examinadores de duas autoescolas da cidade. Dois servidores foram demitidos e uma autoescola foi cassada, além da suspensão de 30 dias a um servidor e a uma autoescola.